PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Grandes superfícies comerciais que abram portas no dia do Corpo de Deus podem ser multadas com 25 mil euros

22 Junho, 2011 - 12:34

208

0

Por se tratar das Festas do Concelho e com o objectivo de não "distrair" as pessoas nas compras, a Câmara Municipal de Monção admite multar com a coima máxima os comerciantes que abram portas no dia de Feriado do Corpo de Deus, já esta quinta-feira.

Por se tratar das Festas do Concelho e com o objectivo de não "distrair" as pessoas nas compras, a Câmara Municipal de Monção admite multar com a coima máxima os comerciantes que abram portas no dia de Feriado do Corpo de Deus, já esta quinta-feira. A garantia é dada pelo vice-presidente, Augusto Domingues, que confirmou a revisão das multas para valores históricos no município. O facto de, em outros anos, alguns proprietários de estabelecimentos comerciais optarem por pagar as penas, que variavam entre os 500 e os 2.500 euros, levou o executivo a "exponenciar" o montante, que agora atinge os 25.000 euros.

Recorde-se que, pelo facto de o Dia do Corpo de Deus ser comemorado efusivamente nesta vila raiana com a Festa da Coca, o regulamento municipal de Monção dita o fecho de todas as superficies, com excepção para o sector da restauração, sob pena de multas pesadas para quem desrespeitar, "em conformidade com o tamanho".
Augusto Domingues realça que tudo foi ponderado, mas dois argumentos pesaram na decisão final: o facto de se tratar de um dia com uma forte carga religiosa e um grande investimento na animação com diversas actividades.
O regulamento municipal do concelho de Monção impõe o encerramento de todas as superfícies comerciais a 12 de Março, Dia do Município, e no Feriado do Corpo de Deus.
Apesar de os comerciantes se debaterem pela abertura, dada a actual conjuntura económica desfavorável a estes pequenos estabelecimentos, a autarquia chumbou um inquérito que ela própria solicitou à Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço, contrapondo que o regulamento foi executado há menos de um ano.
Assim, o comércio tradicional de Monção vai estar de portas fechadas, esta quinta-feira, por deliberação da maioria do executivo monçanense.
Se em anos anteriores registaram-se alguns incumpridores que optaram por pagar a multa, o vice-presidente da Câmara de Monção prevê que isso já não aconteça, devido à alteração dos valores aplicados, e exemplifica que no passado 12 de Março, "tudo correu dentro do legalmente imposto".

Últimas