PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Governo rendido à “valorização” que Melgaço está a dar ao Turismo [FOTOS]

15 Julho, 2023 - 13:39

892

0

Solar do Alvarinho.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços [na foto] fez este sábado rasgados elogios a Melgaço pelo investimento feito na área do Turismo.

 

Nuno Fazenda presidiu à cerimónia de inauguração das obras de reabilitação do Solar do Alvarinho, emblemático edifício seiscentista no centro histórico de Melgaço, que tem tido como principal função mostrar e promover o vinho Alvarinho e outros produtos locais.

 

“Quero saudar a dinâmica que todos podemos constatar aqui, em Melgaço. Isso demonstram os factos, os números e o contacto com a realidade. Esta dinâmica interessa a quem vive em Melgaço, a quem pode querer voltar a Melgaço e a quem escolhe Melgaço para viver e trabalhar”, disse o governante.

 

“No Turismo, tivemos em 2022 dos melhores crescimentos a nível europeu. Em 2023, prevê-se que Portugal cresça o dobro da média europeia. Temos tidos recordes em exportações, nas diferentes áreas. Temos atraído investimento estrangeiro. O emprego está em níveis máximos. Isto deriva de políticas públicas que têm favorecido o crescimento económico do País”, recordou Nuno Fazenda.

 

Mas o Secretário de Estádio defende que o País “tem de continuar a crescer e a crescer bem”.

 

“Isto significa crescer com sustentabilidade e autenticidade. Crescer durante todo o ano e em todo o território”, sublinhou Nuno Fazenda na garantia de que o Governo quer continuar a valorizar e “mais políticas públicas para o interior”.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Batista: “Solar do Alvarinho está agora à altura do produto de excelência que acolhe”

Visivelmente satisfeito, o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço começou desde logo por considera que “o Solar do Alvarinho está agora à altura do produto de excelência que acolhe”.

 

“A reabilitação integral deste edifício permitiu-nos qualificar a experiência da visitação, alinhando-a com a transição digital. Podemos assim acolher melhor quem nos visita e que queira degustar os nossos produtos”, disse o autarca.

 

“Quisemos dotar os vários espaços do edifício de maior flexibilidade de uso, criando uma sinergia entre os mesmos, para que a experiência dos visitantes seja o mais qualificada possível e torne o espaço acessível a todos”, frisou Batista

 

 

 

Investimento de 298 mil euros

As obras de reabilitação do edifício representaram um investimento na ordem dos 298.920 euros (financiamento do Turismo de Portugal, programa Valorizar, de aproximadamente 152 mil euros).

 

Denominado por “Edifício dos Três Arcos”, o espaço do Solar do Alvarinho foi construído inicialmente para os Paços do Concelho tendo, ao longo dos tempos, outros propósitos, desde tribunal da comarca, cadeia, delegação escolar, biblioteca e Junta de Freguesia da Vila.

 

A reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade.

 

Inaugurado em 1997, este espaço surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho Alvarinho.

 

De acordo com dados da Loja Interativa de Turismo de Melgaço, o Solar do Alvarinho é o espaço mais visitado do concelho: no primeiro semestre do ano teve já 5.155 visitas.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Alvarinho

Últimas