PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Governo recebeu propostas pelos ativos, mas de valores abaixo do esperado – ministra

3 Abril, 2012 - 15:03

121

0

A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, revelou hoje que o Governo recebeu propostas para a venda dos ativos da VianaPolis, mas os valores são abaixo do esperado.

A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, revelou hoje que o Governo recebeu propostas para a venda dos ativos da VianaPolis, mas os valores são abaixo do esperado.

“Está em marcha o processo de venda dos ativos da VianaPolis. Recebemos propostas de sete milhões de euros, muito abaixo do que estava projetado”, disse a ministra.

Assunção Cristas falava na Comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, na qual está hoje a ser ouvida, e respondia a uma questão colocada pelo deputado Carlos Abreu Amorim, do PSD.

Contudo, a governante disse que com essa verba será “possível recuperar uma parte dos montantes, mas não será possível recuperar tudo”.

“A VianaPolis está numa situação financeira muito complicada. Teve muitos gastos e muitos custos financeiros”, disse aos deputados.

Referindo-se à privatização da VianaPolis, Assunção Cristas defendeu que “o que estava projetado não se concretizou e prolongar a situação não se afigura como viável”.

A sociedade VianaPolis, criada para concretizar o programa de requalificação urbana e valorização ambiental Polis e detida ainda a 60% pelos ministérios do Ambiente e das Finanças, mantém-se em funções apenas com o objetivo de demolir os 13 andares do Edifício Jardim, ação que continua a esbarrar nos processos judiciais movidos pelos moradores.

Em março, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, revelou a dívida da sociedade à banca é atualmente de 17 milhões de euros. Deste montante, cerca de 12 milhões são relativos a expropriações e infraestruturação do Parque da Cidade e os restantes cinco milhões referem-se à operação no Edifício Jardim.

O autarca adiantou também que a VianaPolis tem ainda cerca de cinco milhões de euros em ativos, como garagens e apartamentos, construídos para realojamento dos moradores do Edifício Jardim e que estão por negociar.

Segundo José Maria Costa, investidores do Qatar estarão interessados nos terrenos do Parque da Cidade de Viana do Castelo, intervencionados pelo programa Polis mas por vender há anos e que entretanto já receberam outras propostas de aquisição.

Últimas