PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Governo: Novo Espaço do Cidadão de Merufe «mostra respeito que o Estado tem pelas pessoas»

22 Abril, 2017 - 19:11

311

0

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares fez discurso polvilhado de «indiretas» ao anterior Governo de direita.

O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares considerou que o novo Espaço do Cidadão de Merufe, em Monção, “mostra o respeito que o Estado tem pelas pessoas”. Pedro Nuno Santos presidiu este sábado à inauguração daquele espaço, que é o primeiro do género no distrito de Viana do Castelo. “É de respeito que estamos a falar! A partir de determinada altura, as pessoas sentiram que estavam a ser desrespeitadas”, introduziu o governante aludindo a governos de outras cores políticas. “Quando queremos descongelar as pensões e aumentá-las em valor real a partir de agosto, aquilo que estamos a fazer é respeitar quem trabalhou uma vida inteira e quem deu de si à população”, sublinhou Pedro Nuno Santos.
Nas frases seguintes, o Secretário de Estado – mais direto – continuou a recordar pelas entrelinhas os tempos da coligação de direita (PSD/CDS-PP) no Governo. “Era incompreensível que nós tivéssemos e tenhamos ainda em muitas zonas do país cidadãos a arrastar papéis pela vila para conseguir tratar dos seus problemas e o Estado não ser um parceiro. Não facilitar. Mas antes ser motivo de ansiedade… de stress… de perda de tempo”, disse. “Este é um trabalho feito em cooperação com a administração central e com a autarquia, mas a Junta de Freguesia foi decisiva para que esta população tenha também o respeito do Estado e tenha também uma boa relação com o Estado”, prosseguiu.
De olhos nos olhos com as dezenas de pessoas que encheram o salão principal da Junta de Freguesia de Merufe, o Secretário de Estado gizou a linha onde o executivo de António Costa está a marcar a diferença. “Os problemas dos outros são os nossos problemas. Ninguém tem de ser prejudicado por causa do meio de onde veio, seja ele económico ou geográfico”, defendeu. “Enquanto cidadãos portugueses, temos todos de ter acesso aos mesmos direitos. Aos mesmos serviços com a mesma qualidade”, concluiu.

Vereador Paulo Esteves elogiado e ovacionado

Paulo Esteves, vereador das atividades sócio-culturais na Câmara de Monção, foi um dos nomes mais ovacionados da tarde pelo papel preponderante que teve na abertura do novo Espaço do Cidadão de Merufe. No seu discurso, o presidente da autarquia monçanense enalteceu “o trabalho visível que esta «abelhinha» tem feito”. “Sei perfeitamente que foi o Dr. Paulo Esteves, em parceria com o Sr. deputado [na Assembleia da República] José Manuel Carpinteira, que criou aqui em Merufe duas valências de modernidade: a Cooperativa de Volantes e este Espaço do Cidadão”. Ato contínuo, longo aplauso para as duas individualidades.
Augusto Domingues aproveitou ainda para puxar os galões de Monção. À semelhança do que tem feito noutras ocasiões, o edil socialista voltou a referir «a negrito e bem sublinhado» os 5% de taxa de desemprego registados no berço do Alvarinho. “Metade do valor nacional e semelhante à Alemanha. É pomposo comparamo-nos com a Alemanha, mas temos de comparar-nos com os bons”, disse Augusto Domingues de olhar fixo no Secretário de Estado. Previsivelmente, o autarca fez ainda questão de registar o equilíbrio financeiro verificado na Câmara. “Agora estão a chegar os fundos comunitários. Agora é que é preciso ter dinheiro na mão para chegar aos grandes projetos, como o saneamento para esta freguesia que vai ser uma realidade”, garantiu Augusto Domingues. “É algo que esta freguesia já merecia há muito tempo. Não tem, mas vai ter”, assegurou.
As palavras do presidente da Câmara, obviamente, colocaram um sorriso de satisfação no rosto do presidente da Junta. No seu discurso, Márcio Alves agradeceu a todos os merufenses. Fez também questão de apontar o papel relevante de Paulo Esteves e José Manuel Carpinteira na abertura deste novo espaço. No entanto, o presidente da Junta deixou um recado ao Secretário de Estado. “Se não tivermos acessos aos nossos campos, não vamos conseguir pôr lá nada! O Governo deveria apoiar o agricultor na abertura de novas vias rurais. Em tempos houve já essas candidaturas. Neste momento estão paradas. É importantíssimo que abrissem”, defendeu Márcio Alves. “Em meios rurais como o nosso, há caminhos que são uma desgraça. E há campos que muitas vezes estão aí ao abandono precisamente por causa do acesso”, lamentou.
De referir que este novo Espaço do Cidadão de Merufe vai servir não só a freguesia como também todas as populações envolventes. Funciona como um balcão único de atendimento onde é possível resolver diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, através da internet. A rede de balcões Espaço do Cidadão é coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa, em parceria com autarquias locais e Correios de Portugal (CTT).

Últimas