PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

“Geraz com Querença”: Sessão pública marca arranque de projeto que quer revitalizar zonas rurais

7 Setembro, 2012 - 12:29

179

0

Na prática, este projeto visa integrar em territórios rurais do Alto Minho uma equipa de nove jovens recém-licenciados ou mestres de diferentes áreas de formação, de forma a desenvolver iniciativas inovadoras e viáveis, do ponto de vista económico, social e ambiental.

A Escola Superior Agrária de Ponte de Lima recebe, ao início desta tarde, uma sessão pública que marca o arranque oficial do projeto “Geraz com Querença”, um projeto desenvolvido no seio do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Na prática, este projeto visa integrar em territórios rurais do Alto Minho (freguesias de Deão, Moreira, Santa Maria e Santa Leocádia de Geraz do Lima) uma equipa constituída por nove jovens recém-licenciados ou mestres de diferentes áreas de formação, de forma a desenvolver iniciativas inovadoras e viáveis, do ponto de vista económico, social e ambiental, em torno dos recursos naturais, culturais e paisagísticos.

No fundo, a ideia é que estes jovens profissionais possam dinamizar aquele território, dotando-o de maior viabilidade e sustentabilidade. O espaço de desenvolvimento do projeto tem vindo a sofrer dos habituais fenómenos como o desemprego e a emigração, assim como o crescente abandono agrícola e florestal. A finalidade passa, por isso, por encontrar alternativas.

De acordo com o Coordenador Científico do Projeto, José Carlos dos Santos, a equipa de nove jovens vai permanecer naquelas localidades durante nove meses, o período de tempo financiado.

Segundo o responsável, o projeto deverá continuar, é pelo menos essa a “intenção”, com a extensão do conceito a outros territórios do Alto Minho. Recorde-se que a ideia não é nova, tendo sido aplicada, pela primeira vez, no Algarve, na freguesia de Querença, Loulé.

A sessão pública que assinala o arranque oficial do projeto “Geraz com Querença” decorre pelas 14h30, na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, em Refóios do Lima.

Na cerimónia, estarão presentes Rui Teixeira, presidente do IPVC, Jorge Agostinho, Diretor da Escola Superior Agrária, Luís Nobre, vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Joaquim Reis e José Carlos dos Santos, coordenadores científicos do projeto. Marcarão, ainda, presença deputados e representantes de várias entidades do Norte.

Últimas