PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Geminação Cerveira/Chagny: Comunidade francesa visita ‘vila das artes’

3 Junho, 2014 - 07:12

164

0

Ideia de estreitar os laços entre as duas localidades surgiu em 1997 numa deslocação a Chagny de uma equipa de futebol de veteranos cerveirense.

Uma comitiva de Chagny-en-Bourgogne, França, está de visita a Vila Nova de Cerveira para contactar com história, cultura e gentes do concelho. A receção decorreu na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal, no dia em que se assinalava o 15º aniversário da geminação entre estas duas localidades.
Agradecendo a visita, o vice-presidente Vitor Costa apresentou o novo executivo à meia centena de habitantes de Chagny presentes, reforçando a intenção de “continuar o trabalho que se fez bem no passado, e esta geminação é exemplo disso mesmo”.
A liderar esta comitiva francesa está a vereadora de Chagny, Josiane Sarre que começou por transmitir as saudações do presidente da Câmara de Chagny, Michel Picard. Tecendo diversos elogios a Vila Nova de Cerveira, a responsável pelos pelouros do ambiente, qualidade de vida e geminações, acentuou que esta visita de uma semana serve para descobrir “sítios magníficos” desta vila alto-minhota.
No dia em que se assinalou o 15º aniversário da geminação, Josiane Sarre reafirmou o prazer da união das comunidades de Chagny e de Vila Nova de Cerveira, sublinhando que “estes intercâmbios contribuem para o perdurar desta amizade” e deixando o convite para uma deslocação cerveirense a Chagny.
Recorde-se que o Município de Vila Nova de Cerveira geminou-se com Chagny-en-Bourgogne, em 1999, numa cerimónia realizada naquela cidade francesa. Sensivelmente um ano depois, este ato realizou-se em Vila Nova de Cerveira, numa cerimónia simbólica marcada pela plantação de um carvalho (chagny em francês) no largo fronteiro aos Paços do Concelho. A partir dessa data, desenvolveram-se vários contactos e intercâmbios de âmbito cultural e desportivo.
A ideia de estreitar os laços entre as duas localidades surgiu em 1997 numa deslocação a Chagny de uma equipa de futebol de veteranos cerveirense, fortalecendo–se com a descoberta de pontos comuns como as cores dos dois municípios (verde e amarelo), a presença do rio na vida das comunidades e uma acentuada atividade cultural comum.
A circunstância do vereador do desporto de Chagny, senhor Garnier, ser casado com uma cerveirense, deu força à ideia e os contactos intensificaram-se para corporizar uma união fraterna que, nos últimos anos, tem possibilitado um incremento de relações desportivas e culturais entre as duas comunidades.

Últimas