PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

País

Gás: Sabe quanto poupa um português por cada garrafa comprada na Galiza? -Veja AQUI

2 Abril, 2022 - 18:57

9658

1

Só nos últimos dois meses, o preço da garrafa de butano aumentou em Portugal quase 6%.

Contas feitas, são mais de 10 euros que os portugueses podem poupar ao comprar uma garrafa de gás butano na Galiza, Espanha.

 

A Rádio Vale do Minho andou por Tui, naquela comunidade autónoma. Ao acaso, paramos num posto de combustível para conferir o preço da botija… e ali estava ele à vista: 20,50 euros. 

 

 

Em Tui, encontramos gás butano ao preço de 20,50 euros a garrafa

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

No regresso a Portugal, paramos no já conhecido posto da Galp próximo da ponte centenária de Valença. Perguntamos o preço e 30,98 euros foi a resposta dada.

 

Recorrendo à matemática simples, em escassas centenas de metros, é possível fazer uma poupança de 10,48 euros.

 

 

 

Preço aumentou quase 6% nos últimos dois meses

Avançou a SIC Notícias que, só nos últimos dois meses, o preço da garrafa de butano aumentou em Portugal quase 6%. Atualmente, o preço médio da botija de 13 quilos ultrapassa os 31 euros – sendo quase metade deste valor a margem bruta de grandes distribuidoras.

 

De acordo com dados da Entidade Nacional para o Setor Energético citados por aquele canal, o preço de referência por quilo de gás butano destinado ao consumo doméstico era, na passada quarta-feira, de 1,34 euros e o valor de venda ao público situava-se nos 2,39 euros.

 

Além da subida da cotação internacional do produto, a diferença de 1,05 euros, refere-se também à margem bruta de comercialização – cerca de 44% – com a maior parte referente às margens de lucro das grandes distribuidoras. Em relação ao gás propano destinado aos restaurantes, a margem bruta consegue ser maior, 53%.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas