PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Galiza

Galiza vai entrar em Estado de Emergência Cinegética

14 Setembro, 2023 - 01:00

1010

0

Guerra total aos javalis.

A Galiza vai entrar em Estado de Emergência Cinegética a parir do próximo sábado, 16 de setembro. O anúncio foi feito pela Junta da Galiza.

 

A medida prende-se com o excesso de javalis e com os danos que esta espécie está a causar em grande parte do território galego.

 

É a terceira vez na história recente desta comunidade que este instrumento vai ser aplicado.

 

Assim, a partir do próximo sábado e até 25 de fevereiro do próximo ano “será permitido capturar, sem limite de exemplares, javalis de ambos os sexos, principalmente fêmeas adultas de qualquer idade”.

 

O Estado de Emergência Cinegética vai ser aplicado em aproximadamente 80% do território galego. No total, 248 Municípios fazem parte da lista.

 

Nestes locais, segundo a Junta da Galiza, “será também permitido abater crias”. O período de caça será também prolongado a dias que, em épocas de caça normais, não eram autorizados.

 

Será também permitida a utilização de instrumentos auxiliares nomeadamente detetores eletrónicos, comedouros ou outras armadilhas “que favoreçam a caça e garantam a segurança das pessoas”.

 

 

 

Parte da margem galega do rio Minho não está abrangida

Segundo a imprensa galega, parte dos municípios da margem galega do rio Minho não integra a lista onde vai ser aplicado o Estado de Emergência Cinegética. São eles Tui, Tomiño, A Guarda, O Rosal, e Oia.

 

A Junta da Galiza esclarece ainda que esta medida extraordinária poderá ser suspensa se tal se justificar.

 

 

 

[Fotografia: Screen vídeo Galicia por Diante RG]

Últimas