PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Galiza: Tui e Salvaterra em Risco Extremo – Novas restrições arrancam esta sexta-feira

14 Janeiro, 2021 - 11:37

615

0

PUB Os concelhos de Tui, Salvaterra de Miño, e de A Guarda – vizinhos galegos de Valença, Monção e Caminha, respetivamente – estão nesta altura entre os 63 concelhos galegos […]

PUB

Os concelhos de Tui, Salvaterra de Miño, e de A Guarda – vizinhos galegos de Valença, Monção e Caminha, respetivamente – estão nesta altura entre os 63 concelhos galegos em Risco Extremo de Contágio da COVID-19.

A partir da meia-noite desta sexta-feira (23h00 em Portugal), toda a Galiza entrará em restrições mais duras, sendo que os municípios em risco extremo são aqueles onde as normas vão ser mais apertadas.

Em todos os concelhos galegos que estão no vermelho, a mobilidade será limitada. Ou seja, ninguém entra ou sai sem justificação válida:

 

 

  • Assistência a centros, serviços e estabelecimentos sanitários;
  • Cumprimento de obrigações laborais, profissionais, empresariais, institucionais; sindicais e de representação laboral;
  • Frequência de universidades, professores e educadores, incluindo jardins de infância;
  • Retorno ao local de residência ou familiar;
  • Assistência e cuidado a séniores, menores, dependentes, incapacitados ou pessoas especialmente vulneráveis;
  • Presenças urgentes em órgãos públicos, judiciais ou notariais;
  • Renovações de autorizações e documentação oficial, assim como outros trâmites administrativos inadiáveis;
  • Realização de exames ou provas oficiais inadiáveis;
  • Por força maior;
  • Qualquer outra atividade semelhante, devidamente credenciada.

 

 

Recolher obrigatório às 22h00 e estauração encerra às 18h00

 

A partir desta sexta-feira, toda a Galiza fica sujeira ao recolher obrigatório entre as 22h00 (21h00 em Portugal) e as 6h00 (5h00 em Portugal). Os ajuntamentos ficam limitados a quatro pessoas.

Outra das medidas mais duras a ser aplicadas com o novo leque de restrições será o encerramento obrigatório de bares e restaurantes às 18h00 (17h00 em Portugal). Até essa hora, para concelhos em risco elevado (laranja), a lotação de esplanadas é de 50% e interior em 30%. Os concelhos em risco extremo terão de encerrar o interior, com esplanadas a 50%.

O comércio terá de fechar portas às 21h30 (20h30 em Portugal), limitado a 50% da lotação máxima do espaço. Não está previsto qualquer encerramento de fronteiras com Portugal.

Na província galega de Pontevedra, que é a mais próxima do Alto Minho, os concelhos sujeitos às restrições máximas são: A Estrada, Poio, Bueu, Moaña, Baiona, Ponteareas, Redondela, A Guarda, Tomiño, Tui, Vilagarcía, Vilanova, A Illa de Arousa, Valga, Pontecesures, Caldas de Reis, Oia, Cuntis, O Rosal y Salvaterra do Miño.

Estes são concelhos com uma incidência acumulada de 250 casos de COVID-19 por cada 100.000 habitantes.

As novas restrições na Galiza entram em vigor à meia-noite desta sexta-feira. Deverão vigorar durante um mês.

 

[Fotografias: DR]

 

PUB

Últimas