PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Galiza/Tui: Linhas telefónicas da Polícia Local “colapsaram” com tantas dúvidas

9 Novembro, 2020 - 14:02

309

0

PUB As linhas telefónicas da Polícia Local de Tui, na Galiza, Espanha,”colapsaram” durante o fim de semana. A razão, explica aquela autoridade em comunicado, deveu-se ao “elevado número de chamadas […]

PUB

As linhas telefónicas da Polícia Local de Tui, na Galiza, Espanha,”colapsaram” durante o fim de semana. A razão, explica aquela autoridade em comunicado, deveu-se ao “elevado número de chamadas recebidas, tanto da Galiza como de Portugal, sobre as novas medidas de restrição que entraram recentemente em vigor”.

Desde a meia-noite deste sábado que a entrada e saída do concelho de Tui só é possível a moradores ou trabalhadores, mediante justificação válida. Isso acontece mediante imposição da Junta da Galiza que obrigou a que determinados concelhos adotassem medidas mais restritivas no combate à pandemia da COVID-19. Tui integra essa lista. 

No entanto, a confusão acabou por instalar-se nas redes sociais. Foram muitos a questionar se as fronteiras entre Valença e Tui tinham voltado a encerrar.

Não. É apenas a entrada no Município de Tui, na Galiza, Espanha, que está encerrada à população em geral. Em declarações à Rádio Vale do Minho, fonte da Polícia Local tudense informou que “apenas podem entrar e sair moradores e/ou trabalhadores mediante declaração”. “Vir tomar um café ou abastecer a viatura não é possível”, apontou ainda a mesma autoridade.

Desta forma, refere o Município de Tui que “não será possível entrar e/ou sair do concelho com exceção de:

 

  • Assistência a centros, serviços e estabelecimentos sanitários;
  • Cumprimento de obrigações laborais, profissionais, empresariais, institucionais; sindicais e de representação laboral;
  • Frequência de universidades, professores e educadores, incluindo jardins de infância;
  • Retorno ao local de residência ou familiar;
  • Assistência e cuidado a séniores, menores, dependentes, incapacitados ou pessoas especialmente vulneráveis;
  • Deslocamento a bancos, companhias de seguro ou postos de abastecimento em concelhos limítrofes;
  • Presenças urgentes em órgãos públicos, judiciais ou notariais;
  • Renovações de autorizações e documentação oficial, assim como outros trâmites administrativos inadiáveis;
  • Realização de exames ou provas oficiais inadiáveis;
  • Por força maior;
  • Qualquer outra atividade semelhante, devidamente credenciada.

 

Estas medidas vão estar em vigor até ao próximo dia 4 de dezembro.

 

 

Mais de 500 veículos controlados

 

Durante o fim de semana, a Polícia Local de Tui controlou mais de meio milhar de viaturas. Tanto na Ponte Internacional centenária como noutros pontos da cidade. “Os agentes informaram a vários condutores procedentes de Portugal as novas medidas estabelecidas em Tui, devido às quais é impossível entrar no concelho salvo os casos estabelecidos”, refere ainda aquela autoridade.

Ainda durante sábado e domingo, os agentes registaram seis denúncias relacionados com incumprimento de recolher obrigatório, infração às restrições de mobilidade e um grupo de pessoas que viajavam no mesmo veículo sem pertencer ao mesmo agregado familiar.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas