PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Tomiño preocupado com impacto da exploração de lítio nos territórios transfronteiriços

29 Dezembro, 2021 - 12:35

591

0

Ambiente.

O Município galego de Tomiño, vizinho de Vila Nova de Cerveira, mostrou-se esta terça-feira solidário com os concelhos do Alto Minho sujeitos a uma eventual exploração de lítio na Serra d’ Arga. 

 

Em nota enviada à imprensa, a presidente da Câmara Municipal, Sandra González, destacou “a ampla oposição que existe a qualquer tipo de exploração na Serra d’Arga que comprometa a sua conservação”. A autarca sublinhou que “Tomiño estará sempre ao lado do Alto Minho para conservar o meio natural da zona transfronteiriça”.

 

Sandra González lembrou que esta prospeção inclui os territórios não só de Vila Nova de Cerveira, como também Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Paredes de Coura. “Nestas prospeções, a equipa de avaliação ambiental afirma que não vão extrair-se mais de 100 toneladas. Mas não deixam claro onde vão ser extraídas”, aponta a autarca.

 

Por sua vez, a vereadora do Ambiente de Tomiño, Ana Belén Casaleiro, alerta que se estas prospeções ficarem demasiado próximas das margens do rio Minho “podem afetar de forma muito significativa a zona internacional do rio”.

 

Perante este cenário, o Município de Tomiño já solicitou à Junta da Galiza e ao Governo de Espanha que estudem o impacto que uma eventual exploração de lítio poderá provocar nas localidades transfronteiriças.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município VN Cerveira]

Últimas