Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Tapetes floridos de Ponteareas (com Monção) elevados a Bem de Interesse Cultural

22 Junho, 2023 - 12:55

792

0

Corpo de Deus.

As Festividades do Corpus Christi, em Ponteareas, na Galiza, foram elevadas a Bem de Interesse Cultural do Património Imaterial. A resolução da Direção Geral do Património Cultural foi já publicada no Diário Oficial da Galiza.

 

Recorde-se que é nestas festas que, anualmente, o Município de Monção contribui também com a elaboração de um tapete florido que todos os anos encanta milhares de visitantes.

 

“É uma grande notícia para Ponteareas. Preservar a tradição do Corpus Christi é fundamental e será ainda mais fundamental no rumo deste governo [da Galiza] no que diz respeito à prioridade dada ao fomento do turismo”, disse ao jornal Atlántico o presidente da Câmara local, Nava Castro.

 

O embelezamento das ruas dos centros históricos é uma iniciativa comum aos municípios de Monção e Ponteareas, localidade galega que dista sensivelmente 15 quilómetros da Ponte Internacional sobre o Rio Minho.

 

Em Monção, decorreu, no início de maio, na Festa da Senhora da Rosa. Em Ponteareas, na Festa do Corpus Christi, que está a ter lugar este fim de semana.

 

Ambas as iniciativas têm a particularidade de contar com o apoio efetivo de pessoas de ambos os municípios.

 

Em Monção uma das ruas é “trabalhada” por elementos de uma associação daquela cidade e, em Ponteareas é a vez de vários funcionários da Câmara Municipal decorarem uma das artérias daquela localidade.

 

Esta parceria, que acontece há vários anos, potencia o relacionamento entre os municípios, mas também o fluxo de pessoas para apreciarem os respetivos trabalhos.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Tópicos:

#Corpo de Deus

Últimas