PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: PJ e Polícia Nacional de Espanha acabam com maior laboratório de cocaína da Europa

13 Abril, 2023 - 14:25

1781

0

Produzia 200 quilos de droga por dia.

A Polícia Nacional de Espanha, em conjunto com a Polícia Judiciária de Portugal, anunciaram esta quinta-feira o desmantelamento do “maior laboratório de processamento de pasta base de cocaína da Europa”.

 

Era capaz de produzir 200 quilos diários de droga para consumo.

 

Segundo o jornal La Vanguardia, o laboratório situava-se na província galega de Pontevedra, noroeste da Espanha.

 

Na operação foram detidas 18 pessoas em diferentes pontos do país, segundo informou a polícia espanhola nesta quinta-feira.

 

Todas elas faziam parte de uma organização controlada por narcotraficantes do México e da Colômbia e eram encarregadas de transformar a pasta base em cloridrato de cocaína pronto para consumo numa casa do município de Cerdedo-Cotobade, em Pontevedra.

 

Esta “importantíssima” operação, nas palavras de António Duarte, comissário-chefe da Brigada Central de Narcóticos, permitiu a maior apreensão de pasta base da Europa -1.300 quilos – e da maior quantidade de cocaína fora dos seus territórios de produção, além de abortar a chegada no mercado de grandes quantidades de drogas.

 

O laboratório era dirigido por cidadãos mexicanos, colombianos e das Ilhas Canárias, todos conhecidos das forças de segurança por tráfico de drogas.

 

Os 18 detidos foram presos em diferentes zonas: 11 na Galiza, quatro em Madrid, dois na ilha Gran Canária e um no País Basco.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Tráfico de droga

Últimas