Paquita Salgueiro, natural do concelho de Montesalgueiro, na Galiza, completa este domingo 109 anos de idade.
Não só é um raríssimo caso de longevidade como também de energia e vivacidade em tão vetusta idade. Segundo o jornal La Voz de Galicia, ainda viaja, faz caminhadas, adora lampreia e até manda mensagens por telemóvel.
“Como estou feliz!”. Esta, conta aquele jornal, é uma das frases que Paquita repete ao longo dos dias centenários. “Vivo bem, tenho saúde e gosto das coisas que faço”, acrescenta quase sempre.
Vive com uma sobrinha, que a acompanha sempre nas aventuras.
Nascida a 7 de maio de 1914, Paquita já viveu quase 40 mil dias. Uma marca impressionante para qualquer ser humano.
Da família, a centenária recebe mimos e muitos presentes. No entanto, por onde quer que passe, Paquita é sempre uma estrela quando é reconhecida. São muitos os que aproveitam para tirar uma selfie com esta avó da Galiza.
Paquita, com 109 anos de idade, é uma estrela em toda a Galiza
[Fotografia: La Voz de Galicia]
Na hora de desembrulhar as prendas, a aniversariante já recebeu de tudo. Desde roupas até um smartwatch. “Mas já começa a ser difícil surpreende-la. Valoriza tudo, mas sabe que o melhor presente é viver cada dia”, conta a sobrinha com quem vive.
Este domingo, Paquita chega aos 109 anos “com o mesmo entusiasmo de uma menina”, assegura o La Voz de Galicia.
Claro que todos lhe perguntam o segredo para chegar a tão invejável idade, em tão bom estado de saúde. Paquita tem sempre resposta.
“Ter um bom caráter. Não incomodar-se com nada e ter pensamento positivo”, diz a centenária.
Comentários: 0
0
1