PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Nutella confunde galego com castelhano (e não está a ser doce!)

11 Maio, 2022 - 20:41

855

0

Município de Ribadeo não perdoou.

A Nutella, conhecida marca de creme de avelã com cacau e leite, lançou recentemente em toda a Espanha uma campanha onde decidiu decorar as embalagens com um leque de 15 lugares emblemáticos do nosso país vizinho.

 

Ora, entre esses lugares está a icónica praia de As Catedrais, na província de Lugo. Afamada pelos grandiosos arcos e grutas, muito apreciados sobretudo em maré baixa.

 

Só que a campanha não correu bem para estes lados.

 

Segundo o jornal Quincemil, a embalagem com a foto daquela praia aparece legendada como Playa de las Catedrales – Lugo. E isto não caiu bem junto dos galegos, particularmente das gentes que vivem mais próximas deste areal.

 

Mas qual a razão? Simples. Na Galiza fala-se e escreve-se galego. 

 

O presidente da Câmara de Ribadeo, concelho onde se situa esta praia, não perdoou. Fernando Suaréz enviou de imediato um pedido à empresa no sentido de proceder à correção.

 

 

Presidente da Câmara de Ribadeo já pediu à Ferrero para retificar o lapso nos frascos onde aparece a praia de As Catedrais

[Fotografia: jornal Quincemil]

 

 

“Tivemos conhecimento há dias desta importante campanha por parte desta conhecida marca, a qual valorizamos. No entanto, entristeceu-nos o facto de a mesma não respeitar a toponímia legal e oficial da praia pelo que solicitamos amigavelmente a importância de respeitar o nome dos lugares na sua forma original”, expôs o Município de Ribadeo à Ferrero, empresa que detém a Nutella.

 

Mas onde está o erro? A designação oficial da praia é As Catedrais e não Las Catedrales

 

“As Catedrais são sempre As Catedrais. Seja aqui ou na China”, enfatizou o autarca.

 

A autarquia de Ribadeo espera agora que o lapso seja rapidamente retificado.

 

 

Os impressionantes arcos da praia de As Catedrais

[Fotografia: DR]

 

 

Esta, conforme foi referido, é uma das mais emblemáticas praias não só da Galiza como de toda a Espanha. Os grandes arcos existentes na extremidade oriental com cerca de trinta metros de altura fazem lembrar arcobotantes de catedrais.

 

Além dos arcos, há igualmente diversas grutas, que vão desde simples fendas até cavernas de várias dezenas de metros quadrados.

 

Todas estas formações geológicas resultam da erosão do vento e da água salgada.

 

[Fotografia capa: DR]

Últimas