O governo galego prolongou a proibição de plantar eucaliptos em toda a Galiza até 2030. Esta medida expirava este ano, no entanto, de acordo com a Junta da Galiza, vai estender-se por mais cinco anos.
Porém, haverá duas exceções em que esta espécie poderá ser plantada:
- Novas plantações são permitidas, desde que sejam para substituir as existentes e degradadas, e que esta área da nova plantação não exceda 75% da área de eucalipto existente inicialmente. Os outros 25% devem ser completados com coníferas ou folhosas;
- Aos proprietários de pinheiros afetados pela doença da murchidão (doença marrom), é oferecida a possibilidade de substituir essas plantações – até 50% – com eucalipto. Os restantes 50% devem ser reflorestados com qualquer espécie de conífera ou folhosa.
O governo galego avisa que vão continuar as multas para plantações ilegais e para todos aqueles que não cumpram esta proibição, em vigor desde 2021.
Desde 2022, refere o jornal La Región, já foram registadas mais de 1.100 infrações. A maior parte das ocorrências deve-se à distância demasiado curta em relação a habitações e vias de comunicação.
Todavia, há também quem plante eucaliptos em terrenos onde não é permitido.
Comentários: 0
0
1