PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Galiza: Mulher diz-se dona do sol – E está a vender pedaços da estrela a um euro!

4 Junho, 2019 - 10:17

475

0

PUB A história já ganhou fama na Galiza e em toda a Espanha. Uns riem. Outros ficam incrédulos. Natural de Vigo, María Angeles Durán diz-se “dona do sol”. Sim… leu […]

PUB

A história já ganhou fama na Galiza e em toda a Espanha. Uns riem. Outros ficam incrédulos. Natural de Vigo, María Angeles Durán diz-se “dona do sol”. Sim… leu bem. Desde 2012 que esta galega vai mostrando à imprensa e ao mundo um documento que, segundo afirma, “é totalmente legal” e reconhece-a como “proprietária absoluta” daquela estrela.

Em declarações recentes à emissora espanhola W Radio, María Angeles Durán recordou como tudo começou. “A legislação das Nações Unidas diz que os países não podem declarar-se donos de estrelas ou planetas, mas nada diz sobre cidadãos. Há um vazio legal”, disse. Perante este argumento, decidiu averiguar o processo. “Pedi ajuda a uma notária e declarei-me proprietária do sol, não havendo qualquer registo precedente”.

 

Som W Radio

 

Em 2013, Maria abriu uma conta no site eBay. Começou então a leiloar pedaços de metros quadrados do sol por um euro cada um. Tudo ao pormenor, sendo cada venda acompanhada de documentos de propriedade. Os fundos angariados, explicou à W Radio, “reverteriam para causas sociais e ajudar os que mais necessitam”. Para além disso, a dona do sol (assim é já chamada na Galiza) está já a trabalhar para que as pessoas adiram aos painéis solares e desta maneira, sublinha, “não tenham de pagar tanto às companhias elétricas”.

Só que o eBay não achou piada. Entendendo que Maria estava a violar as políticas do site ao vendar coisas que não existem, expulsou a utilizadora da plataforma. A dona do sol não se conformou e chegou mesmo a processar o site por quebra de contrato. “Eu não sou uma pessoa estúpida e conheço a lei”disse Maria. No processo, a mulher argumenta que o sol é um objeto real e tangível.

Foi notícia em vários jornais, entre os quais o La Voz de Galicia. Concebeu então o seu próprio site onde vende os certificados de propriedade de pedaços do sol, a um euro cada. Mas a internet ficou longe de estar calma. Entre o tom brincalhão e críticas mais sérias, houve quem a acusasse assim de ser a responsável pelos vários danos causados pelo sol, entre os quais o cancro da pele. Mas a proprietária da estrela rejeita totalmente as acusações. “A culpa desses males é de todos nós, a começar pela destruição da camada de ozono”, atira.

 

[Fotografia: La Voz de Galicia]

 

PUB

Últimas