PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Galiza: “Quem me dera que a Terra pudesse cuspir um vagão na cara da ADIF”

4 Agosto, 2020 - 21:14

255

0

PUB “Se a Terra pudesse cuspir, quem me dera que fosse um vagão na cara da ADIF”. As palavras foram escritas por Vega, popular cantora espanhola com forte ligação à […]

PUB

“Se a Terra pudesse cuspir, quem me dera que fosse um vagão na cara da ADIF”. As palavras foram escritas por Vega, popular cantora espanhola com forte ligação à Galiza, que manifestou nas redes sociais a sua indignação após ter visto as imagens de vagões a serem atirados para o rio na província de Ourense.

As imagens estão a viralizar a toda a velocidade nas redes sociais. No vídeo e nas fotografias podem ver-se vagões ferroviários a serem literalmente atirados ao rio Sil, na localidade de Carballeda, em Ourense.

Nos vários vídeos divulgados, as imagens não deixam dúvidas. Os vagões são atirados por uma ladeira. Esclarece aquele jornal de que se tratam de “vagões de um comboio que descarrilou recentemente”. 

Entretanto, a ADIF (Administradora de Infraestruturas Ferroviárias) já respondeu. A empresa justifica a decisão alegando a “impossibilidade de retirar os vagões devido à complexidade dos trabalhos necessários para removê-los daquele local”.

 

Políticos chocados… da esquerda à direita

 

Conforme conta o jornal Quincemil, para além da avalanche de reações negativas em toda a Espanha e já a nível internacional, as principais forças políticas no parlamento galego também já reagiram.

O grupo parlamentar do Galicia en Común já entrou em contacto com a Adif e com o Ministério espanhol dos Transportes no sentido de serem dadas explicações perante o sucedido. O partido apela a que sejam retirados os vagões do rio e “que se reponha a estabilidade ambiental na zona”. Aponta também para a necessidade de “uma investigação interna para apuramento de responsabilidades”.

O PSOE de Galicia já exigiu à ADIF que retire de forma imediata o vagão do rio e proceda à restituição de todos os danos ambientais causados . “É incompreensível”, dizem os socialistas galegos lamentando que não se tenham seguido procedimentos que não tenham implicado danos para o meio ambiente e segurança ferroviária.

O BNG, pela voz do deputado Néstor Rego, pede também a retirada imediata dos vagões no sentido de “reparar o dano ambiental causado”. “Não se pode tolerar que uma empresa pública seja a primeira a infringir normas sobre a gestão de resíduos”, afirmou.

Por parte do PP, o jornal Quincemil refere que senadores do partido eleitos por Lugo já pediram explicações ao Ministério dos Transportes por aquilo que consideram um “desastre ambiental”.

 

Veja os vídeos:

 

[créditos: Twitter MaltratodaPaisaxe]

 

 

PUB

Últimas