PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Mais um incidente com orcas – Veleiro teve de ser rebocado

29 Julho, 2022 - 21:19

750

0

Perto do Cabo Ortegal.

A lista já soma dezenas de ocorrências nos últimos anos. Esta sexta-feira foi mais um veleiro a ficar à deriva após um encontro com orcas. Aconteceu a 11 milhas náuticas do Cabo Ortegal, no norte da Galiza.

 

Segundo o jornal Quincemil, alerta foi registado às 17h00 (16h00 em Portugal). A embarcação, com dois tripulantes a bordo, foi rebocada até ao porto de A Coruña. 

 

O incidente, recorde-se, aconteceu cerca de 24 horas depois após um outro veleiro ter sido afetado após um encontro com um grupo de orcas na Punta Candieira, também no norte da Galiza. Foi rebocado até ao mesmo porto.

 

Um grupo de especialistas está a estudar esta frequência de casos e suspeita de que se trate de um único grupo de orcas que se encontra na costa galega.

 

 

Mas porque têm as orcas este comportamento?

Segundo a BBC, não se trata propriamente de um ataque. Na maior parte poderão ser orcas adolescentes que apenas querem brincar. 

 

Ora, elas acabam por fixar-se no leme das embarcações que é a parte que se move debaixo de água. Ficam como que impressionadas com algo que faz mover uma estrutura maior.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/Via jornal Quincemil]

Últimas