PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Galiza

Galiza: Javalis também aparecem na água? Sim… aparecem – Veja o VÍDEO

25 Outubro, 2022 - 11:06

5422

0

Pescadores surpreendidos por nadadores invulgares.

Novo caso de avistamento de javalis em plenos centros urbanos da Galiza. Só que desta vez o episódio não ocorreu em terra… mas no mar. 

 

Conta o jornal Quincemil que os pescadores do estuário de Muros e Noia, perto do concelho de Portosín, na província de A Coruña, captaram esta segunda-feira um grupo invulgar de nadadores no oceano. Quatro javalis, de forma descontraída, seguiam pelas águas para espanto de muitos.

 

 

Veja o vídeo:

 

 

 

Mais uma vez estes animais voltam a surpreender em terras galegas. Recorde-se que há dias foi divulgado um episódio ocorrido em Oleiros, em que surgiu um grupo de javalis adultos acompanhados por crias.

 

Seguindo pelo passeio, o líder do grupo parece saber exatamente o local ideal para atravessar a estrada: a passadeira para peões… que também é de patos (conforme indica a sinalética visível).

 

O grupo atravessa calmamente a passagem… mas há um adulto que acaba por ficar para trás. Entretanto chega um automóvel que cessa a marcha. Buzina. O animal assusta-se e corre novamente para junto dos companheiros de viagem.

 

O final de Verão e princípio de Outono têm sido marcados na Galiza por sucessivos episódios deste género. Um dos mais recentes ocorreu no mês passado em Vilagarcia, Pontevedra, quando uma jovem chegou a casa e encontrou uma dupla de javalis “mesmo em frente à porta do prédio”. Minutos mais tarde, garantiu ainda a jovem, foi visto um outro também a passear pela zona.

 

Chamados ao local, os agentes da Policía Local conseguiram convencer os javalis a abandonar o centro urbano e a voltar para a zona de montanha de onde saíram. Não houve feridos nem quaisquer danos materiais a registar.

 

Caçadores locais adiantaram ao jornal La Voz de Galicia que o Verão ficou marcado por grande abundância de javalis. Na zona há mesmo quem tenha visto um grupo formado por 13 exemplares.

 

 

 

[Fotografia: Screen vídeo Rogelio Santos Queiruga]

Últimas