PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

5

0

Galiza

Galiza: Imprensa ‘ensina’ condutores espanhóis a circular nas rotundas portuguesas

8 Outubro, 2021 - 17:40

4671

2

Regras em Portugal são mais rigorosas do que no país vizinho.

A imprensa galega, nomeadamente o jornal Faro de Vigo, lançou esta sexta-feira um alerta aos condutores locais sobre as rotundas do país vizinho luso. Isto porque, alerta o periódico, as normas são muito mais rigorosas do lado de cá do que do lado de lá.

 

“As rotundas em Portugal não são iguais às da Espanha. Poucos sabem disso, mas os espanhóis devem mudar de comportamento ao passar a fronteira. Caso contrário, ao adotar o estilo espanhol, não só vão levar com buzinadelas de condutores portugueses, como também podem apanhar com a Guarda Nacional Republicana (GNR). Isso acarreta uma multa entre 60 e 300 euros”, avisa o Faro de Vigo.

 

Mas o que é o estilo espanhol? A melhor resposta é… não é. O próprio jornal refere que, em Espanha, a Dirección General de Tráfico não apresenta qualquer artigo concreto sobre formas de circular nas rotundas. Ora, será por isso que muitos dos nossos vizinhos chegam cá e entram a abrir, ocupam constantemente a faixa exterior, causando calafrios a quem já lá está.

 

No sentido de travar esse tipo de situações, o Faro de Vigo sublinha que “o Código da Estrada português é claro: a faixa direita das rotundas só pode ser utilizada para sair na primeira saída (no acesso à rotunda) ou na mais imediata (uma vez no interior)”.

 

Aponta ainda aquele jornal que “muitos espanhóis ficam surpreendidos ao ver que a faixa esquerda [interior] das rotundas costuma estar mais congestionada do que a direita”. O Faro de Vigo expõe o que diz a lei portuguesa relativamente a esta situação.

 

 

De acordo com o Código da Estrada português, os condutores devem adotar o seguinte comportamento nas rotundas:

  • Entrar na rotunda após dar passagem aos veículos que já passaram por ela. Este primeiro ponto é igual em Espanha. Os veículos que estiverem dentro da rotunda têm prioridade sobre os que vão entrar.
  • Se pretende sair da rotunda na primeira saída, deve seguir pela faixa da direita.
  • Se pretende sair da rotunda em qualquer uma das outras saídas, só deve ocupar a faixa da direita depois de passar a saída imediatamente antes daquela por onde pretende sair, aproximando-se gradualmente e mudando de faixa com os devidos cuidados.
  • Sem prejuízo do disposto nos pontos anteriores, os condutores devem utilizar a via mais conveniente para o seu destino.

 

 

 

[Fotografia: Google Maps]

Últimas