PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza
País

Galiza: Hotelaria galega quer que portugueses sejam sujeitos a teste rápido na fronteira

16 Maio, 2020 - 17:58

645

0

PUB Com a reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha prevista para o próximo dia 15 de junho, a hotelaria galega apela a uma “fronteira segura” entre os dois […]

PUB

Com a reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha prevista para o próximo dia 15 de junho, a hotelaria galega apela a uma “fronteira segura” entre os dois países, explica o jornal Faro de Vigo.

Como solução, os empresários propõem a realização de um teste rápido aos visitantes portugueses. O objetivo, dizem, “é facilitar o turismo”. 

 

O que é o teste rápido?

 

Este teste rápido tem a duração de cerca de 10 minutos entre a sua realização e o resultado final e apresenta uma sensibilidade de 97,5%. O kit é constituído por: toalhete embebido em álcool, lanceta, pipeta, reagente e cassete e é de uso único.

Consiste na picada de lanceta da extremidade de um dedo (o mesmo procedimento que é utilizado para avaliar a glicémia capilar) e na recolha de sangue com uma pipeta.

O sangue é colocado no local específico para a amostra, na cassete, e são colocadas 2 gotas de reagente no local da amostra, e deve aguardar-se cerca de 10 minutos para visualizar (ou não) a presença de anticorpos IgG e IgM na amostra.

Para o teste ser válido deve aparecer sempre uma linha vermelha no C (controlo), caso tal não aconteça deve ser considerado inválido e será necessário repetir.

Qualquer linha de cor ténue para os anticorpos deve ser considerado positivo – a intensidade da cor na linha IgG e IgM difere consoante a concentração de anticorpos na amostra.

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 0h00 de 15 de junho devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), segundo a resolução de Conselhos de Ministros publicada em Diário da República.

A resolução estabelece que entre as 0h00 horas do dia 14 de maio e as 0h00 horas do dia 15 de junho de 2020, “sem prejuízo de reavaliação a cada 10 dias e possível prorrogação, é reposto o controlo de pessoas nas fronteiras internas portuguesas”.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de COVID-19.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

Últimas