PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Governo impõe confinamento obrigatório… para as galinhas (e não só)

12 Janeiro, 2022 - 22:29

2789

0

Gripe das aves.

Tui, A Guarda e Tomiño – na margem galega do rio Minho – estão entre os 34 concelhos da comunidade autónoma da Galiza, Espanha, que foram proibidos pelo governo galego de criar aves de capoeira ao ar livre, avança o jornal Telemariñas.

 

Uma medida que surge após terem sido detetados vários focos de gripe das aves em vários países europeus. 

 

Em Portugal, de acordo com os mais recentes dados da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) divulgados pelo jornal i, existem seis focos de infeção pela doença. Esta terça-feira foi detetado o vírus em patos selvagens em Vila Nova da Barquinha, em Santarém, e numa gaivota no Baleal, em Peniche.

 

“Em Vila Nova da Barquinha foi detetado o vírus da gripe aviária em patos selvagens, situação que vem reforçar que a doença existe em circulação nos animais selvagens e que é através destas que chega às espécies domésticas”, disse Susana Pombo, da DGAV, citada pelo jornal.

 

Segundo a responsável, aos cinco focos que já eram conhecidos, “sendo o quinto foco confirmado em Alpiarça”, num ganso selvagem que foi encontrado morto numa barragem, foi hoje sinalizado “um sexto foco de infeção pela gripe das aves de alta patogenicidade [GAAP] em Peniche, também em animais selvagens, numa gaivota”, indicou.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas