O Parlamento da Galiza aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, uma iniciativa do PP Galicia no sentido de exigir ao Governo de Pedro Sánchez o avanço na modernização da rede ferroviária daquela comunidade autónoma, por forma a acelerar o comboio de Alta Velocidade entre Vigo/Porriño e Porriño/fronteira com Portugal.
Nesta proposta, segundo o jornal Atlántico, a Junta da Galiza reivindica junto do Governo espanhol que se inicie um acordo entre Espanha e Portugal para a construção “da necessária nova ponte ferroviária internacional”.
Teresa Egerique, deputada do PP Galicia, considera que existe uma “falta de empenho” por parte do Governo de Pedro Sánchez. Lamenta mesmo que o Executivo esteja a “desprezar” a Galiza, não apoiando esta infraestrutura “crucial” para a comunidade.
No Orçamento do Estado espanhol, referiu, estão destinados 29 mil euros para o estudo desta ligação. A deputada considera que é apenas “maquiagem”, em vez de um compromisso “firme e concreto”.
Na resposta, Patricia Otero, deputada do PS Galicia, considerou que o empenho do Governo central na ligação de alta velocidade com Portugal “é total”. Acusou mesmo o PP Galicia e o BNG de tentar “prejudicar o bom relacionamento entre os Governos de Espanha e de Portugal” com críticas aos resultados da recente Cimeira luso-espanhola realizada em Viana do Castelo.
Comentários: 0
0
0