O concelho de Monterrei, na província de Ourense, na Galiza, está determinado em requalificar totalmente a sua fortaleza. É tida como um símbolo no concelho, juntamente com a necrópole.
No entanto, o espaço tem-se degradado significativamente ao longo dos últimos anos.
Aquelas muralhas receberam a visita de Román Rodríguez, com a pasta da Cultura na Junta da Galiza.
Segundo o jornal La Voz de Galicia, o responsável acredita que o espaço pode sofrer uma profunda transformação e apontou Valença como exemplo.
“Se formos ao Monte Saint-Michel ou a Carcassonne ou mesmo a Valença, podemos ver o potencial de uma zona deste tipo. Poderia ser um ponto forte dessascaracterísticas, que com a iniciativa privada se tornaram valiosas. Estamos no coração de uma das regiões vitivinícolas com maior potencial da Galiza. Que melhor vitrine do que este complexo tanto para o vinho como para outras atividades que podem ser um elemento de dinamismo nesta área”, enfatizou Román Rodríguez.
O investimento previsto supera os 14 milhões de euros.
“É um lugar que tem um enorme potencial sob qualquer perspectiva e temos que recuperar a sua antiga glória. A Junta da Galiza está a trabalhar para criar as condições necessárias para que este espaço ganhe vida e seja motivo de orgulho para estas terras e para a Galiza como um todo”, destacou.
“Esta intervenção significará um antes e um depois para este local e permitirá que a iniciativa privada tenha condições para poder investir na reabilitação dos edifícios existentes e dar a este amuralhado com tanta história e potencial, um recurso de primeira qualidade para estas terras do interior da Galiza”, acrescentou.
Comentários: 0
0
0