PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza está… assim – Veja o VÍDEO

18 Setembro, 2024 - 15:45

292

0

Incêndios em Portugal.

Não é só o Alto Minho. Também toda a Galiza está com os céus alaranjados devido ao fumo resultante dos incêndios que estão a afetar o norte e centro do País.

 

Em Vigo, por exemplo, o dia amanheceu em tons amarelados tal como documenta a imagem divulgada pelo jornal Atlántico.

 

O cenário é assim até à fronteira com Portugal, ao longo da autoestrada, descreve aquele jornal.

 

O jornal La Voz de Galicia também dá conta da tonalidade diferente que o sol e os céus apresentam esta quarta-feira em toda a Galiza.

 

Nas redes sociais, o canal televisivo galego G24 mostra o cenário que está a ser vivido em várias localidades daquela região espanhola.

 

 

Veja o vídeo [crédito: G24]

 

 

 

Ao jornal O Minho, a médica pneumologista Diana Pimenta, da Unidade Local de Saúde de Braga, emitiu algumas “recomendações básicas” para a população face ao “imenso fumo” que se faz sentir na região.

 

De forma geral, refere, a poluição do ar pode “enfraquecer o sistema imunitário e aumentar a vulnerabilidade a infecções respiratórias”.

 

Para proteger a via aérea, e minimizar os efeitos da poluição atmosférica, resultante dos incêndios, a médica recomenda as seguintes medidas:

  • Evitar atividades ao ar livre, nomeadamente que as crianças brinquem no exterior;
  • Permanecer no interior das casas, manter janelas e portas fechadas, ligar o ar condicionado para refrigerar as habitações, usar purificadores de ar.
  • Usar máscara com filtros adequados (como as N95) de forma a proteger as vias respiratórias da inalação de partículas finas;
  • Manter-se hidratado e em lugares frescos;
  • Os doentes com patologia respiratória, devem manter a sua medicação habitual de forma rigorosa, estando atentos a possíveis agravamentos dos sintomas, nomeadamente, agravamento da falta de ar e da tosse. Nestes casos, devem, se necessário, recorrer a observação médica.

 

 

 

[crédito fotografia capa: Alberte / jornal Atlántico]

Últimas