PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Galiza

Galiza: Eis a lista dos locais com nomes mais originais (sim… ‘O Sexo’ e ‘O Paraíso’ existem!)

20 Fevereiro, 2022 - 00:10

2059

0

À semelhança dos portugueses, também os galegos têm municípios e lugares com nomes curiosos.

Se em Portugal existem freguesias e lugares com nomes bastante curiosos, a comunidade autónoma da Galiza, Espanha, não fica atrás de nós e mostra que também é fértil em terras cujo nome torna quase impossível conter uma gargalhada aos que o dizem ou aos que o leem.

 

O jornal Quincemil divulgou este domingo uma lista dos lugares galegos com os nomes mais caricatos. Uma lista que vai do norte ao sul da Galiza, alguns deles muito perto da fronteira com Portugal.

 

 

Confira:

 

Cariño e Carantoña

Cariño é um município localizado na província da Corunha. Tem uma população aproximada de 4.500 habitantes. O gentílico em galego é cariñes ou cariñesa.

 

Carantoña (que em galego é sinónimo de carícia), é uma localidade de um município chamado Miño (Minho), também na província da Corunha. Carantoña tem cerca de 150 habitantes.

 

 

A Queimada

É um lugar pertencente ao município de Oza-Cesuras, na província da Corunha. Pertence à paróquia de Rodeiro, que tem cerca de 350 habitantes. O nome, refere o jornal Quincemil, poderá estar relacionado com a sobejamente conhecida Queimada galega também muito apreciada no Alto Minho.

 

 

A Ventisca (Nevasca)

Trata-se de um lugar pertencente ao município de Gutiriz, na província de Lugo. O nome deverá estar relacionado com o clima ou fenómenos atmosféricos que ao longo da história têm atingido o local que atualmente está sujeito a grande desertificação: os dados mais recentes apontam para apenas 22 habitantes.

 

 

Egito, Cairo e Seilão

Nem é preciso avião para viajar até África. Ela vem até nós e aterra na Galiza. O lugar do Exipto (Egito) situa-se no município de Boiro, na província da Corunha. Segundo o Quincemil, tem até uma pequena pirâmide no centro de uma das praças.

 

O nome do lugar está relacionado com a devoção do povo ao episódio bíblico da fuga da Sagrada Família para o Egito.

 

 

Placa indicativa do lugar de Exipto (Egito) no concelho de Boiro

[Fotografia: DR]

 

 

Mas existe também O Cairo. Trata-se de um lugar no município de Lousame, na província da Corunha. Pertence à paróquia de Lesende e tem pouco mais de duas dezenas de habitantes.

 

Ali ao lado, no município de Outes, existe o lugar de Seilán. Pode não ser o nome exato, mas a semelhança com o antigo nome do Sri Lanka (Ceilão) é inegável. Vivem aqui menos de 60 pessoas.

 

 

O Sexo, A Picha… e Vilapene

Curiosamente muito perto de Santiago de Compostela, está a aldeia de O Sexo, localizada no município de Agolada, província de Pontevedra. Mas também há A Picha, que se situa no município de Vilalba, na província de Lugo.

 

 

Aldeia de O Sexo, no município de Agolada, próxima de Santiago de Compostela

[Fonte: Google Maps]

 

 

 

Também em Lugo, mas no município de Cospeito, existe a localidade de Vilapene. Apresenta pouco mais de 150 habitantes.

 

 

Ratón e Lagartóns

Passando pelo reino animal, existe o lugar de Ratón. Fica no município de Meaño, província de Pontevedra. Conta com apenas 18 habitantes.

 

Bastante perto, está Lagartóns que é um lugar do município de La Estrada, também na província de Pontevedra.

 

 

Gatomorto, Boimorto e Lobomorto

Todos os seres vivos falecem e os animais não são exceção. O lugar de Gatomorto fica no município de Pontevedra, com o afamado Penedo de Argoenca, um petróglifo declarado Bem de Interesse Cultural.

 

Boimorto é mesmo o nome de um município. Fica na província da Corunha e conta com cerca de 2.300 habitantes. Curiosamente, é neste município que fica uma aldeia chamada… Lobomorto.

 

 

Paraíso

Fechamos esta curta lista da melhor forma… no Paraíso. Trata-se realmente de uma localidade paradisíaca, com várias praias, situada no município de Portas, na província de Pontevedra.

 

[Fotografia: Arquivo/La Voz de Galicia]

Últimas