PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

4

2

Galiza

Galiza: Corrida aos bilhetes para o AVE foi de tal ordem que o site da Renfe ‘avariou’

25 Novembro, 2021 - 01:00

8239

0

Comboios de alta velocidade chegam à Galiza no próximo dia 21 de dezembro.

A menos de um mês da chegada do comboio de alta velocidade à Galiza, Espanha, a venda de bilhetes para as primeiras viagens já bate recordes. De acordo com a imprensa galega, até ao final desta terça-feira (primeiro dia de venda ao público) já tinham sido comprados mais de 50.000 ingressos.

 

A corrida foi de tal forma intensa que o site da operadora espanhola Renfe começou a apresentar problemas logo às primeiras horas do dia. O enorme fluxo na internet levou, inevitavelmente, ao colapso do portal.

 

De acordo com o jornal galego 20 minutos, o desespero dos utilizadores não terá durado muito.

 

O portal voltou a ficar ativo e os mecanismos de compra de ingressos para o comboio AVE foram “substituídos por filas virtuais” [à semelhança do que acontece por cá, por exemplo, para a compra de bilhetes para concertos].

 

Eram 19h00 (18h00 em Portugal) quando a Renfe informou que as vendas já tinham ultrapassado os 50.000 bilhetes.

 

 

Há promoção, claro…

Mas esta corrida desenfreada, convém referir, assenta numa promoção lançada pela Renfe limitada a 250.000 ingressos para os novos comboios de alta velocidade que vão fazer a ligação entre a Galiza e Madrid a partir de 21 de dezembro.

 

A campanha arrancou esta terça-feira, dia 23 de novembro. Os bilhetes são todos vendidos a 15 euros, independentemente da origem e destino seja em comboios AVE ou Alvia. 

 

A promoção deverá prolongar-se durante duas semanas, para viagens entre 21 de dezembro de 2021 e 12 de setembro de 2022.

 

 

Contagem decrescente

Os comboios de alta velocidade chegam à Galiza no próximo dia 21 de dezembro. No total, serão 10 comboios a ligar Galiza e Madrid: oito Alvia e dois AVE. Estes últimos com partida de Ourense.

 

Assim, das seis ligações atuais à capital espanhola, a Galiza passa a ter uma dezena. Todas diretas. O número de lugares sentados também aumenta. O Alvia S-130 terá 299 lugares por comboio e o AVE S-112 terá 365 lugares por comboio. 

 

Quanto a horários, haverá um AVE a sair de Ourense às 6h30, com chegada a Madrid às 8h45 (hora espanhola). O primeiro Alvia a sair será o de Vigo, às 5h50, com chegada a Madrid quatro horas e meia depois.

 

Quanto a tempos de viagem, eis a duração a partir de cada cidade:

 

 

  • Ourense-Madrid: 2 horas e 15 minutos;
  • Santiago-Madrid: 3 horas e 20 minutos;
  • A Coruña-Madrid: 3 horas e 51 minutos;
  • Pontevedra-Madrid: 4 horas;
  • Vigo-Madrid: 4 horas e 16 minutos;
  • Lugo-Madrid: 4 horas e 46 minutos.

 

 

Viagens ainda mais rápidas a partir do Verão de 2022

Se com estes tempos os galegos ficam satisfeitos, as viagens serão ainda mais rápidas a partir do Verão de 2022. A imprensa galega refere que está prevista a chegada dos comboios Talgo (também conhecidos como Avril).

 

 

Locomotivas Talgo podem alcançar os 330 Km/h
[Fotografia: DR]

 

 

As locomotivas podem alcançar os 330 quilómetros por hora, o que irá reduzir ainda mais os recordes previstos: as estimativas apontam para 20 minutos.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas