PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

6

3

Galiza

Galiza: Como vai ser a inauguração do comboio de alta velocidade? – Saiba tudo

16 Dezembro, 2021 - 22:33

4345

1

Galiza prepara-se para viver momento histórico na segunda-feira.

É o rei Felipe VI quem vai presidir à inauguração da linha de alta velocidade entre Madrid e Galiza, Espanha, na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro.

 

De acordo com o jornal Quincemil, o monarca espanhol sairá em comboio AVE de Madrid às 9h45 (8h45 em Portugal) com chegada prevista à estação de A Gudiña, em Ourense, às 11h38 (10h38 em Portugal).

 

Na mesma viagem, Felipe VI será acompanhado pelo presidente do Governo, Pedro Sánchez, e pela Ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez.

 

Durante o percurso, o comboio efetuará apenas uma paragem: às 10h45 (9h45 em Portugal) em Zamora.

 

Na estação de Ourense, o rei vai descerrar uma placa comemorativa. Para as 12h35 está prevista a projeção de um vídeo e intervenções institucionais.

 

A partir de terça-feira, dia 21 de dezembro, o comboio de alta velocidade arranca oficialmente as ligações comerciais entre Galiza e Madrid.

 

Quanto a horários, haverá um AVE a sair de Ourense às 6h30, com chegada a Madrid às 8h45 (7h45 em Portugal). O primeiro Alvia a sair será o de Vigo, às 5h50 (4h50 em Portugal), com chegada a Madrid quatro horas e meia depois.

 

Quanto a tempos de viagem, a duração a partir de cada cidade é a seguinte:

 

 

  • Ourense-Madrid: 2 horas e 15 minutos;
  • Santiago-Madrid: 3 horas e 20 minutos;
  • A Coruña-Madrid: 3 horas e 51 minutos;
  • Pontevedra-Madrid: 4 horas;
  • Vigo-Madrid: 4 horas e 16 minutos;
  • Lugo-Madrid: 4 horas e 46 minutos.

 

 

Viagens ainda mais rápidas a partir do Verão de 2022

Se com estes tempos os galegos ficam satisfeitos, as viagens serão ainda mais rápidas a partir do Verão de 2022. A imprensa galega refere que está prevista a chegada dos comboios Talgo (também conhecidos como Avril).

 

 

Locomotivas Talgo podem alcançar os 330 Km/h
[Fotografia: DR]

 

 

As locomotivas podem alcançar os 330 quilómetros por hora, o que irá reduzir ainda mais os recordes previstos: as estimativas apontam para 20 minutos. Já no que diz respeito a preços das viagens, ainda não foram divulgados.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas