PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Cerca de 120 estorninhos aparecem mortos nas ruas de Ferrol

15 Dezembro, 2021 - 22:14

1377

0

Todos vítimas de “impacto de origem desconhecida”.

Centenas de estorninhos (Sturnus vulgaris) apareceram recentemente mortos nas ruas de Ferrol, na Galiza, Espanha, e o mistério sobre este facto continua. 

 

No total, avança o jornal Quincemil, foram encontradas cerca de 120 aves desta espécie sem vida. Todas em idade bastante jovem.

 

Para já, sabe-se que “a causa da morte súbita de todas elas se deveu a hemorragias internas provocadas por politraumatismos após um impacto de origem desconhecida”, segundo informou a Consellería de Medio Ambiente.

 

 

Estorninho comum (Sturnus vulgaris)
[Fotografia: DR]

 

 

Após várias análises, os especialistas descartam a hipótese de gripe aviária. A Junta da Galiza colocou também já de parte as hipóteses de febre do Nilo e também a doença de Newcastle (doença altamente contagiosa que infeta as aves).

 

Em cima da mesa foi também colocada a hipótese de eletrocussão para esta morte massiva. No entanto, conta aquele jornal, nenhuma das aves apresentava sinais de edemas ou necrose por queimadura.

 

Para os especialistas, resta apenas uma explicação para explicar todo este cenário: uma colisão entre dois grandes grupos de aves. 

 

Os estorninhos mais jovens acabaram por não resistir ao choque e não resistiram devido a “várias lesões hemorrágicas na zona intratoráxica, laringe e na região cranioencefálica, que acabaram por afetar gravemente o coração e aparelho respiratório”. 

 

No entanto, esta suposta colisão aconteceu numa zona que não se encontrava catalogada pela empresa de controlo de aves da cidade como pouso habitual desta espécie. Antes do sucedido, a empresa nem sequer tinha recebido qualquer aviso sobre a presença de estorninhos naquele local.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas