PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Galiza alvo de ataques xenófobos provocados pela vitória de Feijóo

14 Julho, 2020 - 09:05

241

0

PUB A população da Galiza, Espanha, está a ser alvo de ataques xenófobos nas redes sociais devido aos resultados eleitorais das eleições realizadas no passado domingo, que deram nova maioria […]

PUB

A população da Galiza, Espanha, está a ser alvo de ataques xenófobos nas redes sociais devido aos resultados eleitorais das eleições realizadas no passado domingo, que deram nova maioria ao PP e que reconduziram Alberto Nuñes Feijóo como presidente da Junta da Galiza.

De acordo com notícia do jornal Quincemil, dezenas de utilizadores da rede social Twitter descrevem os galegos como “fachos”, “ignorantes” ou “provincianos”. Foram também registados vários comentários do género no Facebook e também no Instagram.

No entanto, também foram várias as vozes que responderam a estes ataques lembrando que “o povo galego é trabalhador, culto e livre” ou então “os galegos podem ser acusados de serem ignorantes, mas não são estúpidos”.

O País Basco, que também foi a votos no passado domingo, está também a ser alvo deste tipo de comentários. Recorde-se que aqui, o Partido Nacionalista Basco (PNV, centro-direita) conseguiu eleger 31 deputados (mais dois do que em 2016), com 40% dos votos, mas ainda precisa do PSE (braço basco do PSOE) para governar — a maioria absoluta só se alcança com 38 deputados. O partido de extrema-direita Vox entra pela primeira vez para o parlamento regional basco, elegendo um deputado.

Muitos dos mimos nas redes sociais concentram-se no facto de o Vox ter eleito um deputado. Já outros optaram por criticar a “má estratégia” do PP no País Basco, em comparação com os resultados do partido na Galiza.

 

Veja alguns dos Tweets que mais geraram revolta na Galiza

 

[Fotografia: Teller Report / DR]

 

PUB

Últimas