PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

GAF: Famílias sem emprego procuram cada vez mais apoio

7 Janeiro, 2013 - 09:04

142

0

O desemprego actual, sobretudo quando afecta os dois cônjuges, tem levado a um aumento da procura e pedidos de ajuda aos serviços do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) de Viana do Castelo.

O desemprego actual, sobretudo quando afecta os dois cônjuges, tem levado a um aumento da procura e pedidos de ajuda aos serviços do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) de Viana do Castelo.

Dados do GAF indicam um aumento gradual dos pedidos de ajuda. Em 2010, cerca de 900 pessoas pediram ajuda, em 2011, foram 1100 e, em 2012, foram 1500 as pessoas a solicitarem o auxílio desta instituição.

Os dados foram revelados à Rádio Vale do Minho pela coordenadora geral do GAF, Isabel Fernandes.
Recorde-se que o GAF dá resposta a vários níveis, com equipas de intervenção ao nível da violência doméstica e do consumo de substâncias.

Dá ainda apoio aos sem-abrigo, a crianças em risco, situações de carência económica e casos afectados pelo VIH-Sida.

A responsável garante que, apesar dos esforços feitos, a instituição tem sentido dificuldades em dar resposta a todas as solicitações.

O GAF está, por isso, a promover um “diálogo” com várias entidades, nomeadamente com a Rede Social, no sentido de “dar melhores respostas” e “respostas de proximidade” com estas famílias mais carenciadas.

Isabel Fernandes garante que o que falta é criar condições para que estas famílias possam desenvolver o seu projecto de vida. Mais emprego, é a palavra de ordem.

O Gabinete Social de Atendimento à Família é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1994, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Família.

As suas preocupações de intervenção social, patentes no objectivo que orientou a criação do GAF, aliam-se a um trabalho de parceria com diversas entidades que, directa ou indirectamente, prestam serviços de cariz social.

Últimas