PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Gabinete de Apoio ao Investidor informa sobre programa de incentivo à internacionalização para PME

2 Outubro, 2013 - 08:57

161

0

Trata-se de um projeto piloto que pretende, por um lado, “contribuir para melhorar a gestão estratégica e operacional das PME” e, por outro, “contribuir para o alargamento da base exportadora nacional”. Consciente do papel determinante desta nova ferramenta no desenvolvimento do concelho, o Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Melgaço encontra-se disponível para fornecer informação sobre os benefícios, deveres, condições e custos de participação no programa.

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) acaba de lançar uma nova iniciativa direcionada para pequenas e médias empresas (PME), o programa “Novos Exportadores”.

Trata-se de um projeto piloto que pretende, por um lado, “contribuir para melhorar a gestão estratégica e operacional das PME” e, por outro, “contribuir para o alargamento da base exportadora nacional”.

Consciente do papel determinante desta nova ferramenta no desenvolvimento do concelho, o Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Melgaço encontra-se disponível para fornecer informação sobre os benefícios, deveres, condições e custos de participação no programa.

De acordo com o regulamento da iniciativa, este programa visa especificamente “apoiar a internacionalização de um conjunto restrito de pequenas e médias empresas não exportadoras, exportadoras pontuais ou não exportadoras para o mercado alvo, os EUA, com elevado potencial de inovação e capacidade de internacionalização”.

Na prática, as empresas selecionadas terão a oportunidade de ter “acompanhamento de consultoria especializado, por empresa, sobre os aspetos da internacionalização, assim como definir e planificar a sua estratégia de abordagem ao mercado alvo”.

Segundo o documento oficial da AICEP, no final do programa, será organizado um roadshow ao mercado, o qual integrará um encontro com agentes económicos, e uma sessão de trabalho sobre tendências dos setores representados e respetivo comportamento de consumo”. Haverá também uma sessão para “discussão e avaliação das abordagens comunicacionais adequadas ao mercado alvo, por especialistas locais”.

A escolha das empresas será efetuada a partir do diagnóstico do “potencial de internacionalização”, que integra um conjunto de indicadores financeiros, de marketing, de vendas, de comunicação e de recursos humanos. Será ainda feita uma avaliação qualitativa levada a cabo por um “júri independente e qualificado”.

O programa irá decorrer num período máximo de seis meses a seguir à seleção das empresas, estando prevista a sua conclusão no primeiro semestre de 2014.

Pode candidatar-se a este incentivo qualquer PME sedeada em Portugal, que seja não exportadora, exportadora pontual ou não exportadora para o mercado visado, detentora de produtos e/ou serviços próprios.

Cada empresa está limitada à apresentação de apenas uma candidatura, sendo que a mesma deverá ser submetida, exclusivamente, através de um formulário online, até às 24h00 do dia 31 de Outubro de 2013.

A lista de empresas selecionadas será anunciada até dia 22 de Novembro e publicitada no sitio da AICEP.

Últimas