PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Futuro arquivo do escritor Mário Cláudio deverá estar pronto já em 2013

20 Fevereiro, 2012 - 12:21

155

0

As obras de requalificação do futuro arquivo do escritor Mário Cláudio, em Paredes de Coura, já começaram. Recorde-se que todo o espólio bibliográfico do autor ficará guardado nesse espaço.

As obras de requalificação do futuro arquivo do escritor Mário Cláudio, em Paredes de Coura, já começaram. Recorde-se que todo o espólio bibliográfico do autor ficará guardado nesse espaço, a antiga escola primária de Venade, na freguesia de Ferreira. No total, este projecto envolve um investimento orçado em 800 mil euros.

Contactado, o autarca local adianta que os trabalhos de adaptação deverão decorrer no prazo de um ano. Diz António Pereira Júnior que a nova estrutura “vai dignificar” o concelho e “trazer muitos visitantes” ao lugar de Venade.

Neste edifício, ficará ainda situado um espaço de acolhimento a alunos e investigadores que visitem o arquivo. Trata-se, no fundo, de uma “mini-residência” com algumas camas, cozinha e quarto de banho, serviços que permitam acolher estudantes que necessitem de ali pernoitar. António Pereira Júnior realça que esta será, essencialmente, uma “estrutura polivalente”.

O futuro “arquivo Mário Cláudio” deverá estar pronto já em 2013 e resulta da doação, à autarquia local, de todo o seu espólio bibliográfico, com manuscritos e diversas obras do escritor. Como “contrapartida”, o autor exige apenas que a câmara municipal de Paredes de Coura se comprometa a tratar e a dinamizar a estrutura.

Mário Claúdio, galardoado com diversos prémios literários, é o pseudónimo de Rui Manuel Pinto Barbot Costa. É natural do Porto, mas vive na freguesia de Ferreira, em Paredes de Coura. As suas obras ligadas à cultura portuguesa e estrangeira encontram-se traduzidas em diversas línguas.

Últimas