PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto
Destaques

Futebol: Rui Fernandes acusa direção da AFVC de “falta de respeito” – Eleições ainda sem data

10 Janeiro, 2021 - 10:07

565

0

PUB Rui Fernandes, antigo árbitro de futebol de Viana do Castelo, acusa a atual direção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) de “desrespeito” pelos clubes e por […]

PUB

Rui Fernandes, antigo árbitro de futebol de Viana do Castelo, acusa a atual direção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) de “desrespeito” pelos clubes e por toda a comunidade desportiva “que quer ajudar ao crescimento do futebol distrital”. Na origem da indignação está o adiamento, ainda sem data marcada, das eleições para os órgãos sociais da AFVC.

Para já, Rui Fernandes é o único candidato na corrida à presidência daquela Associação. Apresentou a candidatura no passado mês de novembro. As eleições eram para ter sido em dezembro. Só que não. E continuam sem realizar-se sem que exista qualquer data agendada.

“Não foram porque não se sabe. De uma forma que não tem legitimidade nenhuma, a Assembleia decidiu em novembro adiar as eleições invocando que não existiam condições. Mas o que é certo é que todas as associações do país fizeram eleições”, disse Rui Fernandes à Rádio Vale do Minho.

Sem poupar nas críticas, Rui Fernandes acusa a atual direção de “uma falta de respeito” pela sua candidatura. “Sinto que existe, se calhar, algum medo por parte da atual direção que quer recandidatar-se mas sente receio”, avaliou. “Estão lá há mais de 20 anos e nunca tiveram de concorrer com outra lista. Sinto claramente que o não quererem fazer eleições é porque sentem medo”.

Entretanto, Rui Fernandes garante já ter feito uma participação à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre esta matéria. Já expôs também a situação ao Secretário de Estado do Desporto. “Isto é todo um cenário desolador para o nosso futebol distrital”, lamenta.

 

 

“Uma associação dinâmica e moderna”

 

 

Sob o lema Uma associação dinâmica e moderna, a caminho do centenário, a candidatura liderada por Rui Fernandes reúne nomes de todo o distrito e assume-se como “alternativa aos atuais órgãos sociais”. E é precisamente o dinamismo que está entre as principais prioridades para esta equipa.

“Pretendemos fazer uma reunião mensal durante a época com os dirigentes desportivos, visto que esta tem 10 meses. Queremos descentralizar as nossas reuniões, fazendo uma em cada concelho do distrito”, referiu o candidato.

Estas reuniões, como vem sendo habitual, serão à noite. Mas Rui Fernandes quer ir mais longe. “Durante a tarde pretendemos ir às escolas desse mesmo concelho onde vamos reunir. Isto para mostrarmos que AFVC não passa só pelo futebol de 11”, explicou. “Há também o futebol feminino, futsal e futebol de praia”, lembrou.

Pragmático, Rui Fernandes pretende não só uma maior proximidade da AFVC à população como também “uma maior união entre os dirigentes” dos clubes do Alto Minho. Até porque, essas reuniões, terão outro objetivo.

“Vão servir de preparação para a época seguinte. Com isto do COVID-19, o cenário está difícil para toda a gente. Mas sabemos que a pandemia não vai durar para sempre”, apontou.

 

 

COVID-19 e a “falta de comunicação”

 

 

Entre paragens e vários jogos já em atraso devido à COVID-19, os campeonatos da I e II Divisão permanecem sempre no risco de voltarem a ser suspensos, à semelhança do que aconteceu na época passada.

“Existe neste momento uma grande falta de comunicação entre a atual direção da AFVC e os clubes. Começa a existir uma divisão onde uns querem continuar e outros não. E não se vê por parte da atual direção uma proximidade no sentido de perceber quais as motivações de cada um dos clubes”, lamentou.

Para Rui Fernandes, ambos os caminhos são “aceitáveis”. No entanto, disse, caso estivesse já a liderar a AFVC, outros procedimentos teriam sido tomados. “Já teria convocado uma Assembleia Geral com todos os clubes para, entre todos, chegarmos à melhor conclusão para que ninguém saísse prejudicado”.

 

 

Centenário

 

 

Em 2023, a AFVC comemora o seu centenário. Outra das intenções da lista liderada por Rui Fernandes passa por “apostar num programa comemorativo que tenha contributo de todos os clubes que ajudaram a escrever a história que é de todos”.

“Nesse programa, já pensamos em reviver o jogo do centenário, realizar um minicampeonato com o cenário dos anos 20 do seculo passado, promover uma Gala de Futebol AFVC O Centenário, fazer homenagem a grandes referências do futebol, encontrar familiares dos fundadores e criar um hino AFVC”.

 

 

[Fotografia: FB Rui Fernandes]

 

 

PUB

Últimas