PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Paredes de Coura

Futebol: Courense homenageou Padre Lemos – Enorme aplauso antes do jogo com o Vit. Piães

10 Outubro, 2021 - 15:18

867

0

Sacerdote faleceu na passada quarta-feira, vítima de doença prolongada.

Aplausos. Muitos aplausos para o Padre Manuel Lemos ouvidos este domingo, no estádio do SC Courense, antes do início da partida entre a equipa da casa e o Vitorino de Piães, a contar para a 2ª jornada do campeonato da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

 

A fotografia do falecido sacerdote subiu ao relvado. Durante aproximadamente um minuto, uma longa ovação para um padre que na sua juventude vestiu também a camisola do SC Courense.

 

Recorde-se que o Padre Manuel Lemos, pároco de Rubiães, Agualonga e Cunha, no Arciprestado de Paredes de Coura, faleceu na passada quarta-feira aos 67 anos de idade. Encontrava-se  internado há várias semanas, devido a doença prolongada.

 

Muito estimado em Paredes de Coura, onde residia há 38 anos, o Padre Manuel Lemos foi também professor na Escola Secundária daquele concelho. A população recorda-o como “uma excelente pessoa e sempre colaborante com a sociedade civil”.

 

O Município de Paredes de Coura decretou dois dias Luto Municipal cumpridos quinta e sexta-feira, com colocação da bandeira a meia-haste.

 

“O exercício das funções pastorais por mais de trinta anos teve o mérito reconhecido com a medalha de mérito prateada atribuída em 10 de agosto de 2020 pelo Município de Paredes de Coura”, lê-se na nota de pesar assinada pelo presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira.

 

Uma dedicação que atravessou sucessivas gerações, dado que Padre Manuel Lemos “desempenhou funções de professor da disciplina de Educação e Moral Religiosa Católica na Escola Secundária de Paredes de Coura, desde os anos 80 e até à recente reforma, marcando a formação de muitas gerações de jovens courenses com os quais sempre se manteve próximo,
cultivando amizade e admiração”.

 

Esta dedicação à docência por mais de 30 anos foi reconhecida com a medalha de mérito prateada do Município, atribuída em 10 de agosto de 2020.

 

O Padre Manuel Lemos teve também “particular importância no plano social e desportivo uma vez que, enquanto jovem pároco, foi um incontornável ponta de lança do Sporting Clube Courense por várias épocas e, depois de terminar a sua carreira desportiva como jogador, manteve-se sempre fervoroso adepto e incansável entusiasta”, acrescenta o despacho do Município, que destaca do ponto de vista humano “a sua personalidade dinâmica, o seu bom humor, a gargalhada contagiante e a extrema bondade que deixa uma marca forte na nossa comunidade”.

 

 

 

[Fotografia: Cecília Pereira / Grupo FB Terra Amada]

Últimas