PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

"Fusão de algumas freguesias no distrito seria vantajoso para populações e para a escala do que se quer em termos de um município"

6 Maio, 2011 - 09:36

318

0

Numa altura em que Governo e troika internacional acordam reduzir o número de autarquias e freguesias a partir de Julho de 2012, são muitas as vozes que se erguem contra, mas há também quem veja vantagens neste processo. O cabeça-de-lista do CDS-PP por Viana do Castelo diz-se a favor de uma reforma administrativa no distrito, com a fusão de algumas freguesias.

Numa altura em que Governo e troika internacional acordam reduzir o número de autarquias e freguesias a partir de Julho de 2012, são muitas as vozes que se erguem contra, mas há também quem veja vantagens neste processo. O cabeça-de-lista do CDS-PP por Viana do Castelo diz-se a favor de uma reforma administrativa no distrito, com a fusão de algumas freguesias. Abel Baptista denuncia "um claro excesso" de freguesias.

Uma reorganização que, segundo Abel Baptista, deve incidir também sobre a administração central. O candidato do CDS-PP pelo Alto Minho explica que não se trata de extinguir serviços, mas até reforçar a sua acção intermédia. Abel Baptista refere-se ao facto de, apesar de existirem várias entidades regionais e distritais de orgãos do Governo, as decisões, continuam única e exclusivamente, a serem tomadas em Lisboa.
Por outro lado, o democrata-cristão acredita que a regionalização nunca esteve tanto na ordem do dia. Abel Baptista realça que, a próxima legislatura, pode narcar o início deste processo que, acrescenta, "deve ser feito com calma e bom-senso, não sendo uma prioridade, deve ser trabalhada".

Portugal contabiliza 308 autarquias e 4.259 juntas de freguesias. Situação que pode ser alterada, a partir de Julho de 2012, com a redução destes números, acordada entre Governo e troika. Algumas vozes contra, outras a favor, como o candidato do CDS-PP por Viana do Castelo, Abel Baptista.

Últimas