PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

‘Fui ao circo… e vi muitos animais! E também palhaços!’

1 Junho, 2015 - 17:34

147

0

Dezenas de crianças do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Monção festejaram Dia Internacional da Criança.

“Hoje fui ao circo. Vi muitos animais. E vi também palhaços!”. A frase não é propriamente título de notícia. Mas hoje, sobretudo hoje, teve honras de o ser. Aos microfones da Vale do Minho, com um sorriso estampado no rosto, o pequeno Francisco [na foto] não escondia a alegria de um dia muito especial. “É o dia da Criança”, respondeu prontamente ‘do alto’ dos seus seis anos de idade. “Lanchámos e fizemos jogos”, contou ainda sem qualquer ponta de timidez perante o olhar babado da mãe que assistia à curta entrevista.
O Francisco foi uma entre as várias dezenas de crianças do Centro Infantil Provedor José Pinheiro Gonçalves, da Santa Casa da Misericórdia de Monção, que esta segunda-feira celebraram a data do ano que é inteiramente dedicada aos mais pequenos. “Através da Comissão Protetora de Crianças e Jovens de Monção recebemos um convite para as crianças estarem presentes num espetáculo de circo. Este é um dia ao qual continuamos a dar muita importância. É o dia dos meninos, das meninas e é o nosso dia também porque todos temos um pouco de criança dentro de nós. Fazemos sempre questão de o comemorar como deve ser, com atividades que vão desde festas ao ar livre até ao lançamento de balões”, disse à rádio Vale do Minho Maria João Oliveira, educadora de infância e coordenadora pedagógica daquele Centro Infantil.
O tema da baixa natalidade no Vale do Minho é um dos assuntos que tem vindo a ser discutido no palco político. No entanto, Maria João Oliveira considera que o cenário ainda está longe de ser alarmante. “Começa de facto a notar-se um decréscimo da natalidade. Nós aqui, graças a Deus, ainda não estamos a sentir muito isso. Temos tido uma elevada afluência de crianças, o que é muito bom e gratificante para nós”, concluiu.

Valença festeja Dia da Criança durante três dias

Em Valença, a autarquia celebra o Dia Mundial da Criança até quarta-feira. Os mais pequenos terão oportunidade de fazer caminhadas, jogos tradicionais, cinema, concertos, teatro e atividades físicas.
Esta segunda-feira, as atividades foram destinadas aos alunos do pré-escolar com a visualização do filme, “A Cinderela” e um piquenique .
Terça e quarta-feira, as atividades estão destinadas aos alunos do 1º ciclo com caminhadas no Trilho da Veiga da Mira, piquenique no Parque da Senhora da Cabeça e tardes com jogos tradicionais e sessões de exercício físico.
As iniciativas são da Câmara Municipal e contam com a colaboração do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, da União de Freguesias da Silva e São Julião, Associação de Pais do Agrupamento Muralhas do Minho, GNR, Academia de Música Fortaleza de Valença, Realzoom, Associação Musical de São Pedro da Torre, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Valença e RSI de Valença.
Recorde-se que o Dia Internacional da Criança assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.
O Dia da Criança, que em Portugal é celebrado a 1 de Junho e mundialmente a 20 de Novembro, assinala a aprovação da Declaração dos direitos da criança, datada de 1959, e a Convenção dos direitos da criança, de 1989.

Últimas