PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Galiza

Fronteiras reabrem totalmente este sábado – Chovem reservas nos albergues de peregrinos

8 Maio, 2021 - 19:27

392

0

PUB O anúncio da reabertura total de fronteiras marcado para as 0h00 deste domingo [23h00 em Portugal] fez disparar as reservas nos albergues do Caminho Português de Santiago. Em Valença, […]

PUB

O anúncio da reabertura total de fronteiras marcado para as 0h00 deste domingo [23h00 em Portugal] fez disparar as reservas nos albergues do Caminho Português de Santiago. Em Valença, o Albergue de São Teotónio encontra-se encerrado para remodelações. No entanto, do lado galego, os últimos dias têm sido de autêntica chuva de chamadas telefónicas.

De acordo com o jornal La Voz de Galicia, os albergues de peregrinos de Tui começaram a sentir isso logo após o anúncio de que a Galiza iria deixar o desconfinamento. “Tivemos imediatamente uma reserva de 14 pessoas para o próximo dia 14 de maio. E logo a seguir tivemos mais duas”, disse àquele jornal Ángeles Domingues, do albergue Pallanes.

Em Tui, existem 10 albergues para peregrinos. Nove são privados e um é público. “Tem sido uma autêntica avalanche de chamas e oxalá que todas se concretizem. Os telefones começaram a tocar a 1 de maio quando Portugal reabriu fronteiras com Espanha, mas o número aumentou após o anúncio de que a Galiza vai desconfinar”, contou também ao La Voz de Galicia Mónica Crisóstomo, proprietária do albergue Ideas Peregrinas.

 

Galegos não viam um cenário tão desolador há 20 anos

 

Há quase 20 anos que os galegos não viam um cenário tão desolador. No entanto, em 1993 a situação era outra. O Caminho Português de Santiago ainda dava os primeiros passos, estava a ganhar projeção e depressa viria a ser catapultado para o êxito.

A situação atual é diferente. Pior ficou durante a Semana Santa. Do lado de lá do rio Minho, contava no princípio do mês passado o jornal La Voz de Galicia, muitos albergues nem sequer abriram portas. Total? Apenas seis peregrinos contabilizados neste período.

Com o fecho de fronteiras, a diminuição do número de peregrinos foi drástica. Para não dizer brutal, visto que muitos vindos de fora da Península Ibérica aterravam em Portugal no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto e iniciavam o trajeto por cá.

De um dia para o outro, tudo mudou. De repente, já não havia peregrinos nem do Brasil, nem da Coreia do Sul, nem do Canadá e muito menos dos Estados Unidos da América. Ninguém chegava.

Agora contam-se as horas. Finalmente haverá reabertura total de fronteiras e Santiago prepara-se para acolher os peregrinos do Xacobeo mais atípico da história.

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

Últimas