PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Espanha

Fronteiras: “É uma medida completamente despropositada!”, atira presidente do AECT

7 Junho, 2021 - 18:54

857

0

PUB O presidente do Agrupamento Europeu de Coesão Territorial (AECT) Rio Minho mostrou-se esta segunda-feira surpreendido com a decisão do Governo do país vizinho em obrigar os viajantes que saírem de […]

PUB

O presidente do Agrupamento Europeu de Coesão Territorial (AECT) Rio Minho mostrou-se esta segunda-feira surpreendido com a decisão do Governo do país vizinho em obrigar os viajantes que saírem de Portugal para Espanha, por via terrestre, “com 6 anos de idade ou mais”, devem “ter um dos certificados de saúde exigidos para passageiros que entram em Espanha por via aérea ou marítima.

“Para já ainda não temos qualquer confirmação oficial. Aquilo que sabemos é através da imprensa. Já tentamos confirmar com algumas autoridades da Galiza que também se mostraram surpreendidas”, disse Fernando Nogueira à Rádio Vale do Minho.

“Isto é mais uma trapalhada nas relações transfronteiriças!”, atirou o presidente do AECT Rio Minho. “Só contribui para prejudicar a nossa já frágil economia. Esperemos que isto se clarifique rapidamente. É uma medida completamente despropositada”, qualificou Fernando Nogueira.

Assim, deve ser preenchido um formulário de controlo de saúde, disponível em Spain Travel Health, antes da partida, que irá gerar um código QR individual que deve ser apresentado às empresas de transporte antes do embarque, bem como nos controlos de saúde no ponto de entrada em Espanha.

Além disso, é necessário um dos seguintes certificados para entrada no país: certificado de vacinação, resultado do teste à COVID-19 (emitido dentro de 48 horas antes da chegada) ou certificado de recuperação da doença.

De realçar que estas medidas apenas são exigidas pelas autoridades espanholas, ou seja, quem viajar de Espanha para Portugal não tem de apresentar qualquer teste negativo ou comprovativo de vacinação. No caso de a entrada no país vizinho ser feito sem um destes certificados, as multas atingem os 3 mil euros.

O AECT Rio Minho, com sede em Valença, abrange um total de 26 concelhos: dez da CIM Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra com ligação ao rio Minho.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

 

Últimas