PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vale do Minho

Fronteiras: “Galiza mail’o Minho” reencontram-se esta noite – “Deixai-os, pois, namorar”

29 Junho, 2020 - 22:30

401

0

PUB Como autênticos namorados separados há meses, a Galiza e o Minho voltam a reencontrar-se esta noite. Quando bater a meia-noite em cada uma das margens do rio, as fronteiras […]

PUB

Como autênticos namorados separados há meses, a Galiza e o Minho voltam a reencontrar-se esta noite. Quando bater a meia-noite em cada uma das margens do rio, as fronteiras vão ser reabertas. Finalmente, após três meses e meio separados, os dois povos vizinhos vão poder rever-se.

“Vendo-os assim tão pertinho / A Galiza mail`o o Minho / São como dois namorados / Que o rio traz separados / Quasi desde o nascimento / Deixai-os, pois, namorar / Já que os pães para casar / Lhes não dão consentimento”. Os versos são de João Verde (1866-1934), poeta e figura maior das letras monçanenses. Provavelmente, não há memória de terem feito tanto sentido.

De um lado e do outro ouviram-se nos últimos meses os incontáveis suspiros de saudade. Se dúvidas houvesse, galegos e minhotos demonstraram aos olhos do país e do mundo que a história tornou-os num só povo, com especificidades próprias. Dois países, é certo. Mas aquela identidade única que os torna inseparáveis. “Namorados”.

Por cá, a saudade dos galegos bateu em todas as portas… em todas as casas… nos restaurantes, nos hotéis e nas feiras. As ruas ficaram mais desertas. As lojas ficaram mais pobres. Os restaurantes ficaram aquém do que costumava ser.

“São como dois namorados, que o rio traz separados”. João Verde não podia ter sido mais certeiro.

A reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha vai acontecer “à meia-noite de cada um dos lados” desta quarta-feira, dia 1 de julho. A garantia foi deixada esta segunda-feira por fonte da GNR à Rádio Vale do Minho.

No entanto, devido à diferença horária entre os dois países, será Portugal quem irá fazer a reabertura plena. Às 23h00 portuguesas desta terça-feira, será já meia-noite do dia 1 de julho em Espanha. Começará aí a retirada das barreiras do lado de lá

Uma hora depois, do lado de cá, irão levantar-se todas as barreiras em todos os pontos de passagem. Três meses e meio depois, o trânsito voltará a fluir na ponte centenária de Valença e na fronteira de S. Gregório, em Melgaço.

Recorde-se que, nesta altura, existem no Vale do Minho apenas quatro pontos de passagem somente para mercadorias e trabalhadores transfronteiriços: Valença/Tui; Monção/Salvaterra de Miño; Vila Nova de Cerveira/Tomiño e Melgaço/Arbo.

controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março devido à pandemia da COVID-19. 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas