PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País

Fronteiras: Espanha também vai controlar – Veja quem pode entrar ‘do lado de lá’

30 Janeiro, 2021 - 15:22

382

0

PUB A Espanha publicou este sábado o decreto que determina a reposição do controlo de fronteiras com Portugal, uma medida que entra em vigor às 0h00 deste domingo e que se prolongará […]

PUB

A Espanha publicou este sábado o decreto que determina a reposição do controlo de fronteiras com Portugal, uma medida que entra em vigor às 0h00 deste domingo e que se prolongará pelo menos até 10 de fevereiro, de acordo com o Diário de Notícias.

Este sábado, Portugal tinha já publicado uma lei no mesmo sentido, mas prolongando o controlo de fronteiras até ao dia 14 de fevereiro.

O documento espanhol cita os “contactos mantidos com as autoridades portuguesas” para sublinhar que ambos consideraram necessário “reintroduzir temporariamente os controlos na fronteira interior terrestre entre os dois países”.

O texto determina que:
  • Só será permitida a entrada em território espanhol a cidadãos espanhóis, respetivos cônjuges ou em união análoga, ascendentes e descendentes que os acompanhem ou pretendam reunir-se a eles;
  • A residentes em Espanha ou estudantes que prossigam os estudos no país;
  • Residentes noutros países da União Europeia ou do espaço Schengen que viajem para a sua residência;
  • Quem se desloque por motivo de força maior, situação de necessidade ou por razões humanitárias, comprovados documentalmente;
  • Pessoa estrangeiro de missões diplomáticas e organismos internacionais sediados em Espanha, no desempenho de funções oficiais e membros das forças de segurança no exercício de funções.
  • São também permitidas deslocações por motivos profissionais comprovados, caso dos trabalhadores transfronteiriços, de saúde e de transporte.

 

A partir deste domingo, vários pontos de fronteira em todo o país vão ser totalmente encerrados. Um deles é a ponte centenária de Valença. Outros vão ser parcialmente abertos. Os poucos que restam, irão ser controlados 24 horas por dia.

Em Valença, fecha totalmente a Ponte Velha (centenária). A passagem irá fazer-se pela ponte nova com controlo 24 horas por dia.

Em Monção, a fronteira com Salvaterra de Miño irá estar aberta no período compreendido entre as 7h00 e as 9h00 e entre as 18h00 e as 20h00.

Em Melgaço e Vila Nova de Cerveira, fecham todas as passagens para a Galiza. Os trabalhadores transfronteiriços nestes concelhos terão, por isso, de optar entre Monção ou Valença para efetuar a travessia nas próximas semanas.

Recorde-se que o fecho de fronteiras foi anunciado na passada quinta-feira. Acontece a partir deste domingo, em virtude da evolução da crise de saúde pública em Portugal.

Desta forma, será o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a realizar o controlo fronteiriço e a Guarda Nacional Republicana (GNR), ficará encarregue de vigiar os postos de passagem autorizados.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

Últimas