PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Espanha
País

Fronteiras deverão reabrir no sábado – Espanha já deu ‘luz verde’

29 Abril, 2021 - 08:19

574

0

PUB As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha deverão abrir no próximo sábado dia 1 de Maio, por despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da ministra […]

PUB

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha deverão abrir no próximo sábado dia 1 de Maio, por despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da ministra da Saúde, Marta Temido, avança o jornal Público (em notícia exclusiva para assinantes).

Entretanto, o Ministério do Interior de Espanha já deu luz verde para essa data. O jornal espanhol Hoy, que cita fonte governamental, confirma que “a reintrodução de controlos nas fronteiras terrestres com Portugal cai no dia 1 de Maio”, o que significa que a partir desse momento a circulação de pessoas entre os dois países será livre depois de uma restrição que durava desde o mês de Janeiro.

O fecho da fronteira entre Portugal e Espanha tem sido coordenado entre os dois governos durante a pandemia. A possibilidade de voltar a aplicar as restrições “dependerá da evolução da situação e da coordenação que mantemos com as autoridades portugueses”, frisa o Ministério do Interior espanhol, acrescentando que “reintroduzir controlos nas fronteiras terrestres não dependerá de declarações de estado de emergência” na Península Ibérica.

A ser assim, confirma-se a data deixada por António Costa em Valença.

“Eu tive o privilégio de falar com ele em privado sobre a reabertura das fronteiras. Ele está muito otimista em relação à reunião que vai acontecer hoje, em Lisboa, com delegados de saúde e todas as entidade ligadas ao combate à pandemia“, disse Manuel Lopes à Rádio Municipal de Tui.

“O Primeiro-Ministro está otimista que a partir do próximo dia 1 de maio as fronteiras estarão abertas”, revelou o presidente da Câmara àquela emissora galega.

Recorde-se que António Costa esteve esta segunda-feira em Valença para a inauguração das obras de eletrificação da Linha do Minho e também das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária. À chegada, foi recebido por duas manifestações – uma delas juntou várias dezenas de manifestantes que gritaram palavras de ordem a favor da reabertura de fronteiras.

As fronteiras terrestres com o país vizinho estão encerradas desde o passado dia 31 de janeiro. No distrito de Viana do Castelo, existe apenas um Ponto de Passagem Autorizado (PPA) aberto 24 horas por dia, em Valença. Existem depois três passagens que abrem entre as 6h00 e as 9h00 e entre as 17h00 e as 20h00: Monção/Salvaterra de Miño; Melgaço/Arbo e ainda, mais recentemente, a fronteira do Lindoso, em Ponte da Barca.

 

[Fotografia: Arquivo / Rádio Vale do Minho]

 

PUB

 

Últimas