PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Galiza

Fronteiras: Controlo vai continuar (pelo menos) até 30 de abril

15 Abril, 2021 - 19:58

500

0

PUB O controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vai manter-se até 30 de abril. O anúncio foi feito esta quinta-feira o primeiro-ministro na conferência de imprensa onde […]

PUB

O controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vai manter-se até 30 de abril. O anúncio foi feito esta quinta-feira o primeiro-ministro na conferência de imprensa onde detalhou a terceira fase de desconfinamento.

Em relação às fronteiras terrestres, mantemos acordo com Espanha para manter a fronteira fechada pelos próximos 15 dias“, disse António Costa.

Quanto aos voos, mantêm-se “os critérios que estão em vigor”. Ou seja, é exigido teste negativo à Covid-19 para viajantes oriundos de países com situação epidemiológica controlada, como o Reino Unido.

No caso de países onde a pandemia está descontrolada, como o Brasil, além do teste negativo, os passageiros terão de cumprir um período de quarentena.

As fronteiras entre Portugal e Espanha estão fechadas desde 31 de janeiro devido à pandemia de COVID-19, sendo apenas permitida a circulação entre os dois países, nos pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

No distrito de Viana do Castelo, existe apenas um Ponto de Passagem Autorizado (PPA) aberto 24 horas por dia, em Valença. Existem depois três passagens que abrem entre as 6h00 e as 9h00 e entre as 17h00 e as 20h00: Monção/Salvaterra de Miño; Melgaço/Arbo e ainda, mais recentemente, a fronteira do Lindoso, em Ponte da Barca.

Assim, na próxima segunda-feira – para a generalidade do território continental:

 

  • Regressam às aulas presenciais Ensino Secundário e Ensino Superior;
  • Reabrem cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos;
  • Reabrem Lojas do Cidadão mas com atendimento presencial por marcação;
  • Reabrem todas as lojas e centros comerciais;
  • Reabrem restaurantes, cafés e pastelarias [máximo de quatro pessoas por mesa no interior e máximo de seis pessoas por mesa na esplanada]. Encerramento obrigatório às 22h00 durante a semana e às 13h00 ao fim-de-semana;
  • Podem ser praticadas modalidades desportivas de médio risco;
  • Pode ser praticada atividade física ao ar livre em grupos no máximo de seis pessoas;
  • Ginásios continuam sem aulas de grupo;
  • Eventos exteriores com diminuição de lotação;
  • Casamentos e batizados com 25% de lotação.

 

[Fotografia: Arquivo / Rádio Vale do Minho]

 

PUB

 

Últimas