PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Freguesias vão à Assembleia da República para debater problemas com a TDT no Vale do Mouro

20 Fevereiro, 2012 - 08:05

170

0

Por terem alcançado cerca de três mil assinaturas no abaixo-assinado, em torno da TDT, os representantes das freguesias do Vale do Mouro, em Monção, conseguiram obter uma audição na Assembleia da República, encontro que decorrerá esta quarta-feira.

Por terem alcançado cerca de três mil assinaturas no abaixo-assinado, em torno da TDT, os representantes das freguesias do Vale do Mouro, em Monção, conseguiram obter uma audição na Assembleia da República, encontro que decorrerá esta quarta-feira, ao final da manhã. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho, pelo presidente da junta de freguesia de Merufe, Márcio Alves.

Recorde-se que as freguesias do Vale do Mouro apresentam dificuldades de acesso à televisão digital terrestre, algumas com acesso limitado, outras sem qualquer sinal. Facto que levou a Associação de Freguesias de Direito Público do Vale do Mouro a contestar e a lançar um abaixo-assinado a exigir uma solução por parte das entidades responsáveis: a Portugal Telecom (PT) e a Autoridade Nacional para as Comunicações (Anacom).

Ainda assim, os monçanenses apresentam uma alternativa, a conversão do “emissor analógico”, situado em Podame, em “emissor digital”, para que toda a população tenha acesso ao novo serviço de televisão.

Entretanto a associação do Vale do Mouro aguarda uma resposta por parte da PT, depois do encontro que juntou os representantes das freguesias e do município com aquela operadora. A resposta deverá ser conhecida até ao final deste mês. Márcio Alves garante, contudo, que “em aberto” está a rescisão dos contratos com a PT, uma medida que poderá ser tomada não apenas ao nível das freguesias, mas também a nível municipal.

Recorde-se que a autarquia desenvolveu um estudo da cobertura da TDT no concelho, onde são apresentadas diversas dificuldades de acesso em vários pontos (zonas baixas), constatando-se a existência de freguesias, como Merufe, Segude e Podame, com a totalidade da população sem acesso à TDT. Tangil regista 60 por cento, Riba de Mouro 50 por cento, Badim e Ceivães 30 por cento e Barbeita 20 por cento.

No total, estão abrangidas oito freguesias de Monção, totalizando cerca de oito mil pessoas. A audição dos monçanenses, marcada para esta quarta-feira, na Assembleia da República, acontece pelas 12h00.

Últimas