PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Freguesias: PS recusa proposta do PSD para diálogo sobre futuro mapa autárquico de Viana

29 Maio, 2012 - 10:41

481

0

O presidente da concelhia de Viana do Castelo do PS rejeitou um entendimento, proposto pelo PSD, na definição de um novo mapa autárquico do município, no âmbito da reorganização administrativa.

O presidente da concelhia de Viana do Castelo do PS rejeitou um entendimento, proposto pelo PSD, na definição de um novo mapa autárquico do município, no âmbito da reorganização administrativa.

“Percebo que da parte da concelhia do PSD haja uma grande preocupação com os mapas. Faz-me lembrar os mapas cor-de-rosa, negociados em África, no tempo colonial. Nós não estamos disponíveis para discutir mapas cor-de-rosa ou cor-de-laranja”, criticou José Maria Costa, também presidente da Câmara de Viana.

Questionado pela Agência Lusa, o presidente da concelhia descartou, desta forma, qualquer possibilidade de entendimento com o PSD.

“Não estamos disponíveis para negociar exterminações de freguesias. Quem o quiser fazer que assuma as responsabilidades”, assegurou.

Nos últimos dias, a concelhia do PSD de Viana do Castelo, liderada por Carlos Morais Vieira, avançou com uma proposta para o estabelecimento das “necessárias bases de diálogo” entre as duas comissões politicas concelhias.

“De modo a podermos apresentar uma proposta conjunta que reflita a melhor opção possível para a agregação de freguesias”, afirmou o social-democrata.

No entanto, além de rejeitar o apelo, José Maria Costa garante que vai mesmo levar à próxima Assembleia Municipal um parecer em que defende um mapa autárquico com as mesmas 40 freguesias atuais.

“A minha proposta é que o Governo mantenha as 40 freguesias, porque elas são essenciais para garantirmos os serviços às nossas populações, que têm exatamente os mesmo direitos e as mesmas condições que as populações dos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto”, afirmou José Maria Costa, eleito pelo PS em 2009.

Desta forma, disse ainda, pretende reconhecer o “inexcedível trabalho” desenvolvido por todas as freguesias e autarcas do concelho.

“Dizendo que temos um grande orgulho nas nossas 40 freguesias e vamos apresentar um mapa para as 40 freguesias do concelho, atendendo que prestam serviços de proximidade às populações, sociais, apoio na educação ou na proteção civil”, assegurou.

O concelho deverá, assim, ficar fora da tolerância de 20 por cento no número de freguesias a reduzir em cada concelho, prevista na nova legislação, aprovada em abril na Assembleia da República.

Com esta atitude, a concelhia do PSD já acusou José Maria Costa de “hipotecar o futuro do concelho”. “Fazendo jus à sua prática política habitual, o senhor presidente da Câmara de Viana do Castelo demite-se uma vez mais das responsabilidades de decisão política inerentes ao seu cargo e opta por apresentar uma não-solução para a reestruturação administrativa do concelho”, afirmou o social-democrata.

Já José Maria Costa justifica a “necessidade” de “manter” os serviços de proximidade realizados pelas atuais Juntas de Freguesia, mas o PSD afirma que o autarca “pretende criar eventuais condições para no futuro poder dizer que zelou pelos interesses dos vianenses”, quando “o que se passa é exatamente o contrário”.

Últimas