PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Forno Comunitário de Vascões pronto a funcionar

9 Março, 2012 - 09:28

313

0

Trata-se de um equipamento único no concelho, instalado na freguesia de Vascões desde os finais da década de 50, mas que se encontrava desactivado há alguns anos.

Depois de uma requalificação profunda, num investimento superior a 580 mil euros, comparticipado em 80 por cento pelo QREN, o Forno Comunitário de Chã de Lamas, em Paredes de Coura, está a pronto a cozer.

Trata-se de um equipamento único no concelho, instalado na freguesia de Vascões desde os finais da década de 50, mas que se encontrava desactivado há alguns anos.

A obra, que arrancou em 2011, teve como obejetivo tornar aquele espaço, em particular, e a freguesia, em geral, mais dinâmico, diz o presidente da junta.
Maximiano da Costa garante que está tudo pronto para que o forno retome a sua atividade, sobretudo mais ligado ao CEIA e associações concelhias. Aguarda-se apenas pelo agendamento de uma data para inaugurar o espaço.

Além de activar o forno para a tradicional cozedura do pão, estas obras de requalificação permitiram a dinamização de diversas atividades demonstrativas da gastronomia local. As expetativas de adesão são elevadas, garante o presidente da junta de Freguesia de Vascões, acrescentando que, “nos tempos que correm, nunca se sabe o que fará falta”.

Uma parceria entre a Junta de Freguesia de Vascões, a Câmara de Paredes de Coura e os dez colonos de Chã de Lamas que se fixaram na colónia agrícola nos anos 50, permitiu a requalificação do Forno Comunitário, que além de servir os habitantes, vai dotar o complexo do Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida de Corno de Bico (CEIA) de uma funcionalidade adicional.

A cozedura do pão voltará ao forno comunitário, mostrando que esta tradição ainda pode vingar nos tempos atuais.

Últimas