PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Folclore: Vereador da Cultura desafia agrupamentos a aderir à federação nacional

12 Março, 2013 - 14:16

188

0

Augusto Domingues considera que, com esta integração, os grupos poderão ser “mais funcionais” e mais “profícuos”, em termos de espectáculos dados em palco.

“Folclore e Etnografia para Jovens” foi o tema de uma formação que decorreu no pólo de Monção da Escola Profissional do Alto Minho Interior, no passado sábado.

Nesta formação, organizada pelo Conselho Técnico Regional do Alto Minho da Federação do Folclore Português, estiveram presentes 140 participantes, jovens dos 18 aos 30 anos, membros e interessados pelo folclore regional.

Presente na cerimónia esteve o vereador da Cultura de Monção, que deixou, como repto, aos representantes dos nove agrupamentos do concelho, a adesão à Federação do Folclore Português.

Augusto Domingues considera que, com esta integração, os grupos poderão ser “mais funcionais” e mais “profícuos”, em termos de espectáculos dados em palco.

Para o responsável, os grupos devem garantir a reprodução fiel das tradições antigas, quer em termos de trajes, canto e danças. A adesão à federação implica precisamente obedecer a esse conjunto de indicações e regras.

À margem desta acção de formação sobre o folclore regional, Augusto Domingues realçou ainda o apoio que tem sido dado, por parte do executivo, aos grupos musicais da terra, assumindo a sua continuidade.

Incentivar a adesão dos grupos folclóricos na estrutura federativa nacional foi, de resto, um dos principais objectivos desta formação, como assim realçou Elisa Alves, representante do Conselho Técnico Regional do Alto Minho.

Interessado e ligado há vários anos ao folclore de Longos Vales está Márcio Ferreira, um dos 140 participantes que marcaram presença nesta iniciativa.

Este jovem considera que este tipo de formação é essencial para que os grupos possam colher “noções essenciais, para uma boa representação e uma representação digna”. “O folclore é isso mesmo, é a representação digna de uma terra e de uma cultura”, acrescentou.

A “Cultura Popular Portuguesa”, “Recolhas, Preservação e Representação” e a “Imagem, Comunicação e Divulgação” foram os temas abordados nesta sessão de formação, que decorreu em Monção.

A iniciativa foi organizada pela Federação do Folclore Português, com o apoio do Grupo das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe (Monção) e da Câmara Municipal de Monção.

Últimas