O Alto Minho está entre os locais portugueses onde poderão cair os detritos do foguetão chinês desgovernado em direção à Terra.
De acordo com um mapa divulgado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), parte do Alto Minho (Vale do Lima) está incluÃda nos territórios que poderão ser afetados pelos detritos do foguetão.Â
Também em Portugal, os distritos de Vila Real, Bragança, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal e Beja poderão ser afetados.
Mapa planetário divulgado pela EASA com todas as possibilidades de impacto do foguetão chinês descontrolado
[Fonte: EASA]
No comunicado da EASA, pode-se ler que é “provável” que os detritos “voltem a entrar na atmosfera da Terra”, sendo que a entrada irá acontecer “de forma descontrolada, entre 30 a 31 de julho de 2022”.
“É difÃcil neste momento prever exatamente a trajetória dos detritos e onde na Terra as peças vão cair”, ressalva a EASA. No entanto, são estimadas possÃveis trajetórias de reentrada, sendo que os paÃses que poderão ser afetados são Bulgária, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha.
O foguetão, que foi lançado a 24 de julho de 2022, tem uma massa estimada entre 17 e 22 toneladas, o que o torna “um dos maiores pedaços de detritos que reentram no atmosfera nos últimos anos”. “Por isso, merece um acompanhamento cuidadoso”, afirma a agência.
Comentários: 0
2
1