PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Festival do Norte já tem “retorno garantido” – Entidade Regional de Turismo

25 Julho, 2012 - 07:45

127

0

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal garante que o investimento na realização do Festival do Norte já tem o “retorno garantido”, tendo em conta os primeiros resultados conhecidos.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal garante que o investimento na realização do Festival do Norte já tem o “retorno garantido”, tendo em conta os primeiros resultados conhecidos.

Em declarações à agência Lusa, Melchior Moreira assumiu que a primeira ação do festival, nas festas da Afurada, a 30 de junho e a 01 de julho, gerou um “retorno mediático nacional e internacional nunca visto” na região.

“Tivemos, no São Pedro da Afurada, cerca de 90 mil pessoas, numa festa que, antes, era sobretudo de cariz popular. Foi um investimento forte, mantendo o seu tradicionalismo, mas dando alguma inovação”, apontou o responsável.

Segundo a organização, este primeiro momento do Festival do Norte levou à elaboração de “mais de 110 notícias na comunicação social, nacional e galega”, o que representou um retorno do investimento em comunicação “superior a 1,2 milhões de euros”, com destaque para o fogo de artifício, a procissão e o andor de São Pedro da Afurada, reinterpretado por Joana Vasconcelos.

“Antes tínhamos uma festividade religiosa, como outras que se realizavam ao mesmo tempo, e que não era um cartaz turístico. Passou-o a ser, com peso na região e até nacional”, garantiu Melchior Moreira.

O Festival do Norte representa um investimento global superior a dois milhões de euros, com comparticipação de fundos comunitários, e depois da Afurada, Vila Nova de Gaia, segue este fim de semana para Viana do Castelo.

“Desde já podemos garantir que o retorno do festival está garantido, ao mesmo tempo que fazemos uma boa gestão de fundos comunitários e a promoção do território”, assegurou ainda.

O destaque maior vai para uma peça de teatro a apresentar já na sexta-feira, às 22:00, junto ao porto de mar da cidade, e que envolve 16 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

“São soldadores, cozinheiras e até pessoal de escritório, que não tinham qualquer experiência de representação mas que se revelaram autênticos profissionais, fruto do seu empenho e dedicação”, sublinha o responsável do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A peça “Estaleiros”, que resulta de pequenas histórias de cada um destes trabalhadores, alguns com mais de 40 anos de “casa”, está a ser preparada desde maio.

No conjunto das ações em Viana do Castelo, a organização prevê um retorno da promoção de um milhão de euros.

“Fica claro que é uma aposta ganha para o Turismo de toda a região Norte e provada a mais-valia desta iniciativa para as populações, transpondo a tradição local para o global, através da promoção do território, investindo nas suas pessoas e num ‘cluster’ das indústrias criativas”, acrescenta Melchior Moreira.

Em Viana do Castelo, entre 27 e 29 de julho, além da peça “Estaleiros”, encenada por Marco Martins, o Festival do Norte promove ainda o espetáculo “Lisboa”, pela Pontedera Teatro, uma obra da autoria de Anna Stigsgaard, que vai retratar, em pleno centro histórico, uma cidade imaginária de onze figuras vestidas de preto, inspiradas pela obra de Fernando Pessoa.

O festival inclui ainda o espetáculo “eixpressões”, um encontro de teatro popular do Eixo Atlântico.

O Festival do Norte encerra a 08 de setembro, em Braga, com a Capital Europeia da Juventude, num trabalho que ainda está em preparação.

Últimas